00:00
21° | Nublado

O poder das nuts
Quando consumidas juntas e com moderação, estes alimentos oferecem nutrientes essenciais e uma boa dose de benefícios

Além de facilitar o consumo na medida certa, as barrinhas de nuts facilmente matam a inquietação do dia que só passa depois que a ansiedade é silenciada por um doce (Foto: Divulgação)

Publicado em 10/10/2017

Da Redação

Frutinhas oleaginosas ricas em proteínas, fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, as gorduras boas. Assim são as nuts, que há pouco tempo deixaram de fazer parte somente do cardápio de Natal e passaram a integrar o consumo habitual dos brasileiros. Não à toa, mas em razão do agradável paladar e da excelente contribuição nutricional que oferecem os amendoins, pecans, nozes, amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, castanha do baru, macadâmias e pistaches à saúde.

Cada uma das nuts, no entanto, tem o seu conteúdo próprio de nutrientes essenciais, de forma que quando consumidas juntas, e com moderação, oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos naturalmente antioxidantes. Assim sendo, para a obtenção mais completa dos benefícios à saúde, é recomendada a ingestão diária de 20g a 30g de um mix dessas oleaginosas.

Esta quantidade é capaz de contribuir para a redução do mau colesterol (LDL-c), prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a ação da insulina e a memória, fortalecer os ossos e dentes, reduzir o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e fornecer uma barreira antioxidante e anti-inflamatória ao corpo.

Uma ótima opção para consumir essas oleaginosas já porcionadas na quantidade diária recomendada são as barras de nuts. A maior ressalva em relação ao consumo habitual das oleaginosas é conseguir comê-las com moderação, para que de fato possam emagrecer. Além dos benefícios, as barras possuem uma composição própria que assegura uma das sensações mais importantes para o controle de peso: a saciedade.

É, portanto, uma opção de um lanche completo com proteínas, fibras, antioxidantes, gorduras emagrecedoras, poucos carboidratos, mas bastante prática, saudável e saborosa.