00:00
21° | Nublado

Gastronômicas - 1ª quinzena de outubro/2017

Vitor Gomes e Sergio Arruda, ex-sócios, agora trabalhando juntos em função de uma marca ícone da cidade, a Emporium Bocaiúva (Foto: Divulgação)

Publicado em 10/10/2017

Novidades

O empresário restauranteur Jaime Barcelos e os dois sommeliers do Oustradamus, Samuca e Eduardo Silva receberam com honras os mais de 50 clientes que foram ao Ribeirão da Ilha, no último dia 28/10. Na ocasião, Jaime apresentou alguns dos novos pratos da casa, entre eles a ostra em cama de abacaxi, coberta com queijo brie. A harmonização ficou por conta dos vinhos ícones da vinícola chilena Ventisquero, entre eles o exclusivíssimo Tara, uvas colhidas no deserto do Atacama, com safra que produz apenas algumas centenas garrafas ano.  

Comemoração

Também no final do mês passado, a Decanter deu início às celebrações dos seus 20 anos de atividade na área de importação de vinhos. Desde o início do ano, a marca tem como consultor gastronômico para todos os seus wine bars das capitais brasileiras o chef escocês Alex Floyd. E o jantar que abriu as comemorações não poderia ter ficado em melhores mãos. E os vinhos? Simplesmente soberbos. 

No lançamento do livro “Despedaços”, do fotógrafo Paulinho Sefton (C), os amigos Gerson Medeiros e Fernando Araújo saíram cada um com seu exemplar 

Mais vinhos

E seguindo no universo dos vinhos, o enólogo florianopolitano Rogério Gomes apresentou no início do mês na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), seccional Santa Catarina, os vinhos de garagem de sua Quinta da Figueira. Rogério, que batiza seus vinhos homenageando a cidade que nasceu (Floripa), tem entre os destaques o Grande Garapuvu, Sauvignon Blanc 2015, o Reserva Perpétua Lote V, o Zé Perri,Pinot Noir, 2017, Bernunça Blend #1, Ponte Velha Cabernet Sauvignon/Merlot 2014 e last but not least o Rebojo Sauvignon Blanc. Gomes já é sucesso na vitivinicultura garagista nacional, com vários vinhos premiados nacionalmente. 

Gastronomia Premium

Depois de lançar duas lojas com layout diferenciado – contêineres-, em estradas de acesso à Capital (BR 101 e SC 401), o Burger Break inaugura sua primeira loja no Centro. Com atendimento diferenciado, a mais nova rede hambúrgueres premium da cidade promete surpreender. 

Novo conceito

Em dezembro será lançada oficialmente a Mercadoteca. O novo conceito gastronômico da cidade será no estilo do famoso mercado São Miguel, da cidade de Madrid. Localizado no Espaço Primavera, irá contar além de restaurantes do entorno - como o 4 Estações, Madero, Nipô e Café Cultura, -  com vários espaços diferenciados, entre eles uma nova versão do já badalado The Wine Pub.

Novos pizzaiolos

A tetra campeã mundial da Pizza, Grazia Fraschini, da Pizzaria Milano está a mil. Além da consultoria para abertura de uma nova pizzaria, ainda este mês, em São Paulo.  A italiana radicada em Florianópolis ainda achou tempo para participar do Projeto Social, do Padre. Vilson Groth, no Mont Serrat. Ela irá dar aulas para formar novos pizzaiolos na comunidade.

Está de parabéns!

Este ano, o restaurante Macarronada Italiana completou 38 anos. A idade é comemorada por poucos estabelecimentos gastronômicos em Florianópolis. Para comemorar, o proprietário Ezio Librizzi recebeu a imprensa e apresentou os novos pratos do cardápio. 


Sobre o autor

Hermann Byron

Diretor geral do Imagem da Ilha, amante da boa comida e colunista de gastronomia do jornal.


Ver outros artigos escritos?