00:00
21° | Nublado

Filé mignon
O queridinho das carnes para comemorar o Dia dos Pais

Filé à Wellington (Foto: Reprodução)

Publicado em 02/08/2016

Olá! Na última coluna falei sobre as férias e como curtir o frio em casa com os amigos, a família e comidinhas gostosas. Hoje, o assunto continua sendo reunião de família e boa comida! É que o Dia dos Pais está aí e celebrar esta data significa também reunir a família em um momento muito especial. E para tal celebração é preciso de um cardápio saboroso que agrade aos papais e a toda a família, certo? Que tal, então, (se sua família for carnívora) preparar o corte mais nobre da carne bovina, o filé mignon?

Você sabia que o filé mignon representa menos de 3% de todo o peso do boi? Pois é, taí uma das razões porque ele é considerado um corte nobre e com o preço tão alto. A parte mais macia do boi está localizada na região traseira do animal e contém pouquíssima gordura, o que lhe agrega um sabor bastante particular. É adorado pela grande maioria dos "carnívoros" por sua suculência e maciez. E por ser assim tão nobre é um corte que não  precisa de muitos temperos. Somente um pouco de sal e pimenta do reino já enaltecem o seu sabor. Mas este rico pedaço de carne bovina, de formato fino e alongado, pode ser preparado inteiro, o famoso rosbife, que fica levemente rosado por dentro, ou em diferentes cortes, que já são clássicos na gastronomia internacional.

Com certeza você já leu em algum cardápio estes nomes que vou citar, mas você sabe diferenciar um do outro? A diferença está na espessura do corte: Chateaubriant - com aproximadamente 400g ou seis dedos de espessura; Tournedo - com aproximadamente 200g ou três dedos de espessura; Medalhão - com aproximadamente 100g ou um dedo e meio de espessura; Escalope - com aproximadamente 50g ou 1 cm de espessura, pode também ser cortado em tiras para estrogonofe ou em cubos para picadinho. Para cada corte um tipo correto de preparo e um tempo de cozimento. Desta forma sua receita ficará com o sabor perfeito.

Dica de cozimento do Tournedo: mal passado - 2 minutos de cada lado; ao ponto - 4 minutos de cada lado; bem passado - 6 minutos de cada lado. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o queridinho das carnes, vamos direto à receita especial para o encontro no Dia dos Pais. As opções de receitas com o filé mignon são muitas, muitas mesmo. Mas eu tenho uma preferida. Já que o corte é especial, a receita tem que ser também glamurosa, não é mesmo?

Filé à Wellington

Receita clássica da gastronomia inglesa. Consiste em um corte central do filé mignon, coberto com um delicioso patê de cogumelos e envolto em massa folhada. Olhando a receita você pode achar que é difícil, mas seguindo os passos e as dicas seu filé ficará perfeito e delicioso.

Receita (para 4 pessoas )

Ingredientes: Filé - 800g de filé mignon, sal, pimenta do reino, 2 colheres (sopa) de mostarda escura (opcional), 200g de presunto cru fatiado, 500g de massa folhada comprada pronta. Purê - 400g de cogumelos Paris frescos e bem picados, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 1/2 xícara de creme de leite fresco, azeite de oliva, 1 colher (sopa) de manteiga. Molho - 1 cebola pequena picada, 1 dente de alho picado, 1 colher (chá) de alecrim, 1 colher (chá) de tomilho, azeite de oliva, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco, 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, 2 colheres (sopa) de vinho do Porto, ¼ de xícara de vinho tinto, sal e pimenta do reino.

Modo de preparo: Purê de Cogumelos - em uma frigideira coloque um fio de azeite de oliva e refogue a cebola e o alho. Acrescente os cogumelos, mexa bem e acrescente o creme de leite e a manteiga. Tempere com sal e pimenta e deixe secar bem. Deixe esfriar e leve à geladeira por alguns minutos. Filé - tempere o filé mignon com sal e pimenta do reino, se gostar pode espalhar um pouco de mostarda escura, vai dar um sabor especial. Coloque um pouco mais de azeite na mesma frigideira usada para os cogumelos e ”sele” o filé dos dois  lados até ficar levemente dourado. Retire do fogo, coloque sobre papel toalha para ficar sequinho e leve para gelar por alguns minutos. Molho - refogue a cebola e o alho em um fio de azeite de oliva e acrescente as ervas. Coloque o vinagre e os vinhos e deixe reduzir um pouco. Acrescente a manteiga e o creme de leite, mexa bem e peneire a farinha de trigo sobre a mistura, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Deixe engrossar levemente e reserve. Finalização - Retire a massa folhada da embalagem e abra ela sobre papel filme em uma superfície seca. Coloque sobre ela as fatias de presunto cru, o purê de cogumelos e por último o filé mignon. Enrole delicadamente a massa sobre o filé. Feche as pontas. Faça pequenos cortes com a faca na parte de cima e pincele gema de ovo. Leve para gelar por 15 minutos. Enquanto isso pré aqueça o forno à 180º.  Após, retire da geladeira e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até a massa ficar dourada. Na hora de servir regue com o molho de vinho.

DICA: Um ótimo acompanhamento para esta carne é um purê de batatas bem cremoso ou legumes assados com azeite e ervas.

Bem, com esta receita tenho certeza que o Dia dos Pais será comemorado em alto estilo e com um super astral em família.

Um ótimo mês a todos e a gente se vê em setembro!


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?