00:00
21° | Nublado

Escolha um Pinot Noir para chamar de seu
Para comemorar Dia Internacional da Pinot Noir, sommlière dá dicas de rótulos e harmonizações

A cepa da Pinot Noir existe há mais de dois mil anos, sendo que os primeiros registros do seu cultivo datam de cerca de 150 A.C (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 18/08/2023

Você é um apaixonado por vinhos produzidos com a uva Pinot Noir? Então, prepare sua taça e separe seu rótulo preferido para homenageá-la! Nesta sexta-feira, 18 de agosto é o Dia Internacional da Pinot Noir, provavelmente uma das uvas tintas mais famosas e antigas do mundo. A cepa da Pinot Noir existe há mais de dois mil anos, sendo que os primeiros registros do seu cultivo datam de cerca de 150 A.C. 

Graças à sua ótima reputação, a uva se espalhou nos séculos seguintes por outras regiões da França, como Champagne, Loire e Alsácia, até chegar em regiões da Alemanha, onde ganhou o nome de Spätburgunder. Só em 1767 é que ela chegou às Américas, através de padres espanhóis que trouxeram a primeira variante do Pinot Noir para a Califórnia, onde também se tornou referência de bons vinhos. Além de França e Estados Unidos, a variedade também se adaptou muito bem aos terroirs da África do Sul, Chile e Nova Zelândia.

Para comemorar a data, a sommelière Marina Bufarah de Souza preparou uma seleção com as mais variadas expressões da Pinot Noir, capaz de surpreender até os paladares mais exigentes. “Para começar, a dica é explorar exemplares elaborados nos vales costeiros de clima frio no Chile, que abrangem regiões renomadas conhecidas por respeitar bem essa delicada variedade de uva. As baixas temperaturas contribuem para a lenta maturação das frutas e preservam todo seu caráter aromático e acidez natural”, recomenda Marina. 

Lançamento: Neste sábado tem brinde especial no Antonio`s

Neste cenário, há dois estilos de Pinot Noir que se destacam: o Root: 1 Reserva D.O. Valle De Casablanca Pinot Noir 2020, que traz um vinho leve, perfumado e refrescante, exaltando os aromas e sabores frutados da casta, e o Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2021, que amadurece dez meses em carvalho francês, para ganhar um pouco mais de corpo e revelar aromas terrosos e minerais, sempre especiais para quem aprecia nuances mais profundas e diferenciadas.

Já o Partridge Reserva Pinot Noir 2020 mostra todo o potencial da uva em solo argentino, trazendo estrutura e complexidade, após amadurecer doze meses em barricas de carvalho francês, com toques defumados e sabores inconfundíveis.

Na Califórnia, a uva traz vinhos marcantes que, além de aromas e sabores de frutas vermelhas frescas, trazem nuances florais encantadoras, como no Dark Horse Pinot Noir 2019.

Para finalizar, a sommelière compartilhar algumas dicas de harmonização para deixar este dia ainda mais memorável: “Aposte em pratos de leve a média estrutura, como vegetais grelhados, risoto de funghi, peixes mais gordurosos com sabores acentuados, como atum e até o famoso bacalhau, além de queijos semi maduros e tábuas de charcutaria”.

Com dicas de bons exemplares, pratos deliciosos e até um filme para celebrar esta uva, o Dia da Pinot Noir vai ser pra lá de especial!

Fonte: Wine

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp