00:00
21° | Nublado

É bom estar de volta
Aprenda a fazer um prato saboroso e prático para o almoço de Dia das Mães

Escondidinho de carne de panela com aipim é a pedida. Fotos: Arquivo

Publicado em 04/05/2016

Olá queridos leitores. Após alguns meses, estou de volta para um encontro mensal com vocês no Imagem da Ilha. Durante o tempo em que estive longe, fiquei focada no desenvolvimento de alguns projetos: a minha loja virtual The Cheesecake Store by Ceres Azevedo, que vocês podem visitar pelo site cheesecakestorefloripa.com.br, e no meu blog ceresazevedo.com.br onde dou dicas  e receitas para ajudar vocês na hora de receber amigos ou simplesmente fazer algo especial para sua família.

Os dois, site e blog, já estão no ar e eu adoraria saber a opinião de vocês. E agora, neste novo projeto com o Jornal Imagem da Ilha, vou passar algumas receitas para vocês prepararem em datas especiais. Algo prático, mas com um toque especial. E como estamos em maio, minha dica deste mês é para o almoço do Dia das Mães.

Pensei em um prato que tenha a cara de almoço da mamãe. Algo que você já possa deixar pronto na véspera e aí, no dia, é só se preocupar com os aperitivos e a salada. E claro, os detalhes da mesa e da arte de receber. Pois afinal, são estes pequenos detalhes que junto com o delicioso almoço que você vai preparar, farão deste domingo um dia inesquecível.

 Ah, e a sobremesa, que tal um cheesecake especial da “The Cheesecake Store by Ceres Azevedo”?

Um ótimo mês a todos e um beijo especial para todas as mamães!

 

RECEITA

Escondidinho de carne de panela com aipim

Ingredientes - carne de panela: 1 kg de coxão mole ou lagarto, azeite de oliva, 3 cebolas médias, 4 dentes de alho, 2 tomates, 250g de extrato de tomate, 3 colheres (sopa) de mostarda preta, 1\2 xícara de shoyu, 2 colheres (sopa) de molho inglês, 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, 1\2 xícara de cachaça, pimenta dedo de moça, sal. purê de aipim: 1kg de aipim, 3 folhas de louro, 7 colheres (sopa) de requeijão, 250g de queijo parmesão ralado, 1\2 xícara de farinha de rosca, sal. Modo de Fazer: Em uma panela com água e as folhas de louro, coloque o aipim para cozinhar até ficar bem macio. Fique de olho e vá acrescentando mais água se for necessário. Enquanto o aipim cozinha, você vai fazer a carne de panela. Em uma panela funda refogue em azeite de oliva as cebolas cortadas em rodelas e os dentes de alho picados. Acrescente a carne e deixe dourar de um lado e depois do outro. Tempere com sal, um pouco de pimenta dedo de moça picadinha, a mostarda, o shoyu, o molho inglês, o vinagre e a cachaça. Misture bem e deixe reduzir um pouco. Coloque os tomates picados e o extrato de tomates. Deixe cozinhar em fogo médio em panela tampada. Conforme o líquido do cozimento for reduzindo, acrescente um pouco de água, pois assim a carne vai cozinhando e amaciando lentamente. Quando ela estiver bem macia, já se desfiando, apague o fogo e deixe amornar. Desfie a carne toda e misture com o molho grosso do fundo da panela. Reserve. Agora voltamos para o aipim. Quando o aipim estiver bem macio, deixe amornar e bata no liquidificador com um pouco do caldo do cozimento. Deixe ficar na consistência de purê. Volte para a panela, tempere com sal e acrescente 4 colheres de requeijão. Reserve. Montagem: em um refratário coloque uma camada de purê de aipim, cubra com a carne seca e finalize com o purê. Passe sobre o aipim o restante do requeijão, polvilhe com o queijo parmesão e a farinha de rosca. Leve ao forno médio até gratinar.     

 

Dica: para a carne cozinhar mais rápido, parta ela em quatro pedaços. Para acompanhar, além da salada, uma boa pedida é um arroz com brócolis refogadinho com alho.

Bom apetite!

 


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?