00:00
21° | Nublado

Delícias portenhas na Ilha
Café próximo à Beira-Mar Norte tem ambiente aconchegante e gastronomia diferenciada

Café Del Mar é administrado pelo argentino Guillermo Torres (Foto: HBN/Imagem da Ilha)

Publicado em 18/07/2021

Além de tango e vinhos, a capital argentina Buenos Aires também é conhecida por seus aprazíveis cafés. Em bairros como Palermo Hollywood, onde se concentram várias produtoras de cinema, tomar um café com uma meia lua (o croissant argentino) já faz parte do cotidiano portenho.

Em 2017, já com a ideia de vir morar em Florianópolis, mas pensando em trazer um pouco de sua cidade para cá, o engenheiro Guillermo Torres “aterrisou” na cidade. O que sempre tinha sido viagem de férias passou a ser o seu dia a dia. Porém, a vontade de criar algo diferenciado persistiu. Ele pensava em algo mais que uma cafeteria. E, como na época era casado com uma artista plástica, uma galeria de arte oi agregada ao café.

A inspiração estética veio dos cafés portenhos que misturam o antigo e o moderno. Foram três meses de trabalho em conjunto com duas arquitetas da capital catarinense para tirar o projeto do papel. Guillermo destaca, no entanto, que o ambiente passou por modificações, buscando se adequar às sugestões e necessidades dos clientes.

 

 

Com um ambiente charmoso e aconchegante, o Café Del Mar ampliou a proposta e passou a oferecer vinhos importados, com origem em Portugal, Espanha, Argentina e Chile. Além disso, o happy hour da casa é garantido pela parceria com a cervejaria artesanal 048.

Detalhes exclusivos

Em um trabalho de observação, Guillermo conta que a ideia do Café Del Mar é oferecer produtos que, geralmente, não se encontram nas cafeterias da região. Como diferencial, a casa conta com cozinheiros próprios, sendo dois argentinos, um português e uma cozinheira do Rio de Janeiro. “O carro-chefe da casa são as meias luas argentinas e as empanadas de sabores variados, que são de fabricação própria”, destaca o proprietário.

Quem tem alguma restrição alimentar não ficou de fora do cardápio. O Café Del Mar oferece uma linha de produtos veganos, sem glúten e sem lactose. A previsão, segundo Guillermo, é aumentar as opções veganas.

Segundo um assíduo frequentador, “o que surpreende é que todos os produtos, sejam doces ou salgados, além de serem exclusivos, são sempre deliciosos, inclusive os veganos”, disse.

Para acompanhar os quitutes doces ou salgados, estão os cafés especiais que provêm de diferentes regiões do país, como fazendas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro

Café & Arte

O Café Del Mar reúne arte e música, com uma trilha sonora selecionada. Tem jazz, blues e soul, que remetem muitas vezes aos lounges de Ibiza, na Espanha. As paredes do café costumam ser ocupadas por exposições itinerantes que vão desde artistas locais, como os de fora do Brasil. “Recentemente tivemos a mostra de um pintor argentino. Em breve, teremos outro pintor que fez mostras no mundo todo. Planejamos exibir de 10 a 12 mostras ao longo de 2020”, revela Guillermo. A casa estuda com o Floripa Jazz propostas para atividades do gênero na casa, com som ao vivo.

Promoções diárias

No Café Del Mar há promoções todos os dias. Dependendo do dia é possível se deliciar com pedaços de bolo, croissant e empanadas, por um menor preço. Às sextas-feiras e sábado têm a promoção em que a casa oferece dois chopes pelo valor de apenas um.

O Café Del Mar está localizado na rua Maestro Tullo Cavallazzi, no Centro, e funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 21h, e aos domingos, das 16h às 21h. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3039-4404.


Matéria escrita por Bruna Stroisch