00:00
21° | Nublado

Criatividade a favor da saúde
Em apresentações coloridas, alegres e saborosas, vegetais marcam presença também no Inverno


Publicado em 07/08/2012

A presença dos vegetais equilibra as refeições, independente das estações. Apesar de ainda ser inverno, alguns dias já estão com cor, ar e temperatura de primavera. À noite, um vinho e uma sopinha ainda são uma boa opção, pois o friozinho se mostra presente. Mas com os dias um pouco mais quentes, dá vontade de comer mais frutas, verduras e legumes, que muitas vezes deixamos um pouco de lado no inverno. Com certeza é a falta de hábito, pois crus ou cozidos, além de saudáveis, eles dão cor e beleza aos pratos.

Cortar legumes coloridos em formato de palitos e servir acompanhados de molhos aromatizados com ervas, ou mesmo com queijo derretido, tipo fondue, ou ainda uma salada de folhas frescas com pequenas berinjelas gratinadas ao forno e, quem sabe, cogumelos e batatas cozidos com especiarias para acompanhar assados. São opções saborosas e perfumadas para a estação mais fria que podem virar parceiros da tão famosa sopinha.

E as frutas? Bem, é só soltar a criatividade e usar em bolos, geléias, compotas, chutneys e também assadas com ervas e condimentos para acompanhar as saladas ou os pratos salgados.

Como você pode ver, os pratos de inverno podem ser mais coloridos e saudáveis. Existem 1001 maneiras de usar e abusar dos vegetais nesta aconchegante estação.

E para receber os amigos com um aperitivo colorido, saudável e apetitoso, a dica é de legumes coloridos para serem degustados com queijos derretidos e acompanhados de uma deliciosa taça de vinho.

Um ótimo mês para todos e até setembro!

RECEITA

Crudités com molho de queijo

Ingredientes:

Cenoura
Pepino
Salsão
Couve-flor
Tomate cereja
Brócolis chinês
Pimentão
Queijo (mistura para fondue e queijo gorgonzola)

Modo de fazer:

Corte a cenoura, o pepino, o pimentão e o salsão em palitos. Separe a couve-flor e o brócolis em raminhos. Sirva em taças junto com os tomatinhos. Derreta o gorgonzola e o queijo para fondue separadamente e sirva em potinhos para mergulhar os legumes. Delícia!


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?