00:00
21° | Nublado

Cozinha descomplicada
Colunista do Imagem da Ilha, Ceres Azevedo lança livro online com receitas para receber amigos

Ceres trabalha com culinária há quase 20 anos. “Aprendi a fazer trufas de chocolate e comecei a presentear as amigas. Naturalmente, as encomendas foram surgindo e quando dei por mim, tinha uma nova profissão” (Foto: Divulgação)

Publicado em 08/11/2016

Da redação

Receitas saborosas, fáceis de fazer e com o objetivo de simplificar a vida das famílias que ainda possuem o hábito de comer em casa. É assim que Ceres Azevedo descreve suas receitas. Há doze anos como colunista gastronômica do Imagem da Ilha, ela lança neste mês seu novo e-book, em que dá dicas culinárias para receber os amigos. “Cardápios para receber amigos” possui seis cardápios de jantares completos com drinks, entrada, prato principal e sobremesa. “Os cardápios são um pouco mais elaborados, mas nada complicado de fazer. Nele também dou dicas de como organizar o evento para que no dia tudo saia perfeito. No total são 32 receitas”, conta.

Atualmente, Ceres mantém um blog (www.ceresazevedo.com.br) sobre gastronomia e a arte de receber amigos. Lá ela divide com os leitores do Brasil inteiro suas experiências na cozinha. “O retorno dos seguidores é maravilhoso. São na grande maioria mulheres, mas alguns homens também. A gente acaba se comunicando com pessoas que estão distantes fisicamente, mas super conectadas e próximas pela facilidade deste mundo virtual”, celebra.

O seu primeiro livro impresso “Cardápios para o Dia a Dia” foi lançado em 2010 e está esgotado. “Ao invés de fazer outra impressão tivemos a ideia de transformá-lo em virtual e ser divulgado através do Blog. Lá você se cadastra e baixa gratuitamente”, resume. Os ingredientes para fazer as receitas são aqueles que normalmente estão disponíveis na despensa ou na geladeira. De acordo com Ceres, a ideia é simplificar o dia a dia de quem gosta de comer em casa e, como as receitas são detalhadas, qualquer pessoa sem muita noção de cozinha pode fazer.

Cardápios para receber amigos” tem 20 cardápios com drinks, entrada, prato principal e sobremesa e dicas para que o evento seja um sucesso

Genes culinários

Ceres é autodidata e aperfeiçoou suas técnicas através de pesquisas e leituras sobre o assunto. O fato de ter vindo de uma família onde as mulheres são cozinheiras de mão cheia também ajudou na sua trajetória na cozinha. “Minha mãe tinha mãos de fada e os sabores da minha infância jamais serão esquecidos. Eu fui errando e acertando. A cozinha é assim, você tem que ter paciência e ser perseverante, porque muitas vezes não é de primeira que você acerta uma receita”.

Facilidades

De acordo com a produtora gastronômica, alguns utensílios facilitam bastante a vida de quem gosta de cozinhar: uma boa faca de cozinha, um fouet, uma espátula de silicone, um medidor de ingredientes para líquidos e sólidos, um conjunto de colheres medidoras, uma tábua de cozinha, três tamanhos de panela, um conjunto de peneiras e um escorredor de macarrão. “E muito, muito carinho com os ingredientes!”, destaca.

Para adquirir a nova publicação de Ceres Azevedo, “Cardápios para receber amigos”, acesse www.ceresazevedo.com.br.

 

 

 


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?