00:00
21° | Nublado

Clássico versátil
Leve e saboroso, soufflé é uma opção para os dias quentes

Soufflé de queijo (Ceres Azevedo Café & Cia)

Publicado em 14/11/2012

Quem acompanha minhas colunas no Imagem da Ilha nesses anos todos sabe que gosto de contar algumas historinhas sobre a gastronomia. E na edição deste mês vou explicar como surgiu um dos clássicos da gastronomia francesa: o soufflé.

Conta a história que surgiu no século XVIII, por acaso. Um cozinheiro francês, para aproveitar e dar mais volume a um creme, resolveu acrescentar claras batidas em neve e levá-lo ao forno. E a esta novidade, leve e deliciosa, deu o nome de soufflé, que em francês quer dizer “inflado”.
Passando de chef para chef, a receita foi se aperfeiçoando até que no século XIX o então conhecido na França como “chef dos reis e rei dos chefs”, Antonin Carême, aprimorou a técnica do preparo do soufflé, tornando o delicado prato indispensável nos cardápios franceses.

A receita do soufflé não é difícil de ser executada. O segredo está nos detalhes do preparo, que devem ser seguidos passo a passo para que tenha um final feliz. Um dos segredos é servi-lo logo que é retirado do forno, para evitar que murche antes de ser degustado.

É muito difícil alguém não gostar de soufflé, pois ele pode ser feito, acredito, com qualquer ingrediente. Os salgados com cenoura, batata, queijo, ervilha, cogumelos, peixe, frango, aspargos, chuchu, milho...além dos doces, com chocolate, doce de leite, goiabada, pêssego, damasco, framboesas...

Leve, saboroso e delicado, pode ser servido agora no verão para acompanhar uma salada de folhas ou com frutas ou sorvete na hora da sobremesa.

E aí, você se arrisca a fazer um soufflé? Vale a pena, mesmo que na primeira tentativa não fique perfeito, o sabor com certeza será muito bommmmmm!!!

E a receita deste mês é a do soufflé de queijo, o mais simples de todos. A partir desta você pode desenvolver a receita com outros sabores, não se esquecendo dos detalhes do preparo.
Um ótimo mês e até dezembro. Pois é, o ano já está acabando!


RECEITA

Soufflé de queijo

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite
3 claras em neve
3 gemas
1 xícara de queijo parmesão ralado
Manteiga e parmesão para untar
Uma pitada de sal

Modo de fazer:

Faça um molho branco derretendo a manteiga, acrescentando a farinha e depois o leite. Mexa bem para não empelotar. Reserve. Bata três claras em neve e reserve. Misture as três gemas ao molho branco até ficar aveludado. Acrescente o parmesão e depois delicadamente as claras em neve. Verifique o sal e acrescente uma pitada, se necessário. Unte um refratário com manteiga e polvilhe queijo ralado. Coloque o soufflé, deixando uma borda de 3cm na parte superior. Leve ao forno pré- aquecido a 175ºC, por aproximadamente 40 minutos, até que você perceba que o recheio está cozido, ele tenha crescido e esteja inflado e dourado. Bom apetite!!!


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?