00:00
21° | Nublado

Ceia de Natal
Saiba como realizar uma festa natalina com harmonia e afeto para receber a família e os amigos

Os detalhes irão ajudar na organização para receber os convidados com a certeza de que tudo estará em perfeita harmonia na hora da festa (Foto: Divulgação)

Publicado em 07/12/2017

Receber os amigos e a família em qualquer época do ano é sempre um momento de alegria e prazer, mas quando chega o Natal temos a sensação que toda esta emoção se multiplica e mais do que nunca pensamos nos mínimos detalhes para que a festa seja muito especial.

É para ser assim mesmo, pois o verdadeiro espírito natalino é de confraternização e fraternidade. Comemorar o nascimento de Jesus Cristo ao lado de pessoas queridas é o que de melhor podemos fazer para renovar nossas energias com afeto e harmonia. Se neste ano você resolveu fazer a ceia de natal na sua casa, não precisa ficar aflita: eu vou passar para você algumas dicas preciosas que estão no meu livro virtual “Cardápios Para Receber Amigos”.

Estas dicas, não são só para o Natal, você pode usar em qualquer ocasião que for receber em sua casa. São detalhes importantíssimos que ajudarão você a se organizar para receber seus convidados com a certeza de que tudo estará em perfeita harmonia na hora da festa. E o melhor de tudo: você não ficará exausta e conseguirá também curtir com a turma!

Dicas preciosas para a Ceia de Natal

Escolher um cardápio que agrade também aos seus convidados
Definir qual bebida irá servir para acompanhar
Verificar os ingredientes que você tem em casa e depois fazer a lista do que precisa ser comprado
Escolher a louça e os talheres que você vai usar
Definir se vai usar tolha ou jogos americanos na mesa
Escolher os guardanapos: tecido ou papel
Definir o arranjo da mesa, as velas, flores, enfeites e a playlist
Definir qual estilo você vai servir o cardápio: os convidados sentados à mesa, empratado, em travessas ou estilo americano
Escolher um “Mimo” para a despedida, que pode ser um bombom, uma pequena flor, raminhos de ervas ou um simples bilhetinho de agradecimento

Cardápio da Ceia de Natal

Você pode elaborar um cardápio com algumas coisas bem tradicionais como peru, farofa, rabanada, panetone, mas também acrescentar algumas receitas deliciosas para variar um pouco o menu, apenas dando a elas um toque natalino.

O ideal é você pensar em pratos e sobremesas que possam ficar prontos com antecedência, assim na hora da ceia tudo ficará mais prático. E agora minha receitinha de sobremesa para quem ama frutas secas. Além de deliciosa é super prática, pois você poderá deixar pronta com antecedência!

Receita de Frutas Secas Temperadas

Ingredientes

100g de nozes

100g de castanhas de caju

100g de castanhas do Pará

100g de amendoim sem casca

50 g de amêndoas

50 g de uva passa sem caroço

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de curry

1dente de alho picadinho

2 colheres de sopa de molho inglês

Sal e pimenta do reino

 

Modo de fazer

Em uma frigideira derreta a manteiga e coloque o alho. Deixe dourar levemente. Apague o fogo e misture o curry, o molho inglês sal e pimenta do reino. Mexa bem e reserve.  Coloque as frutas secas em uma assadeira. Deixe a uva passa separada.

Misture bem a pasta de curry com as frutas secas, cubra com papel alumínio e leve ao forno em temperatura baixa. Mexa a cada 15 minutos até você perceber que estão crocantes.  Retire do forno, deixe esfriar e misture a uva passa. Se necessário acrescente mais um pouco de sal e pimenta do reino. Guarde em pote fechado até a hora de servir.

 


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?