00:00
21° | Nublado

5 dicas para evitar o desperdício de alimentos
Montar uma lista de compras responsável e reutilizar sobras de alimentos estão entre as maneiras de evitar o desperdício

Muitas partes dos alimentos, como as cascas e os talos, são consideradas sem sabor e impróprias para a alimentação, mas são altamente nutritivas e podem ser usadas em diferentes preparações (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 02/02/2023

Segundo um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil desperdiça anualmente 27 milhões de toneladas de alimentos de qualidade, que são descartados em lixões, aterros sanitários e usinas de incineração.

Manter hábitos positivos em relação à sustentabilidade alimentar, em casa, pode contribuir para a mudança nesse cenário.

Confira 5 dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia: 

- Comprar com consciência: é importante que antes de ir até o mercado ou à feira livre, o consumidor já tenha em mente aquilo que realmente precisa comprar. Assim, é possível evitar gastos desnecessários e o consumo exagerado. Outra dica é comprar com mais frequência, mas em menor quantidade, para manter o controle dos estoques em casa. 

- Implemente o método FIFO: sigla para o termo “First In, First Out” (“Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”), esta técnica ajuda a evitar o desperdício de alimentos por meio da organização das compras na geladeira ou despensa. Desta forma, os alimentos mais antigos devem ser consumidos primeiro, seguindo os prazos de validade. 


SVB lança cardápio gratuito com 14 receitas veganas

- Aproveite tudo: muitas partes dos alimentos, como as cascas e os talos, são consideradas sem sabor e impróprias para a alimentação, mas são altamente nutritivas e podem ser usadas em diferentes preparações. Além disso, é importante reaproveitar sobras da panela, como de  arroz e feijão, por exemplo, para o preparo de bolinhos, sopas, risotos, caldos, entre outros. 

- Utilize sobras de alimentos como adubo: partes de alimentos que não podem ser consumidas, como cascas de ovos, por exemplo, podem ser utilizadas como adubo para plantas. Desta forma, evita-se que essas sobras virem lixo, transformando-se em algo bastante útil para o dia a dia doméstico. 

- Atenção aos prazos de validade: é importante ficar atento aos prazos de validade dos alimentos no momento das compras. Frutas, legumes e verduras possuem vida útil curta e devem ser consumidos logo após a compra. Além disso, mercados e aplicativos costumam oferecer itens industrializados com validade próxima por valores mais em conta, o que pode ser uma boa opção ao consumidor. 

Fonte: SuperOpa

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br