00:00
21° | Nublado

Que delícia de lancheira
Aprenda a preparar combinações de lanches saudáveis para as crianças

“É preciso reservar um tempo para a preparação da lancheira. Ela deve ter opções dos três grupos alimentares: construtores, energéticos e reguladores”, ensina nutricionista (Foto: Reprodução)

Publicado em 11/03/2020

No período de aulas, são pelo menos 200 dias do ano em que as crianças e adolescentes precisam se alimentar na escola. Você já parou para pensar no impacto que estas refeições têm na saúde do seu filho? De acordo com dados do Ministério da Saúde, 33% entre meninos e meninas de 5 a 9 anos no Brasil já estão acima do peso e 15% são considerados obesos. Muito disso, reflexo do estilo de vida moderno, com a ampla oferta de produtos hipercalóricos nas prateleiras de supermercados e a falta de exercícios.

Mas, para a nutricionista Tatiane Nascimento, da Rede Hippo, a boa notícia é que assegurar que as crianças possam manter na escola os hábitos saudáveis de alimentação não é uma missão impossível. Ela destaca que é preciso reservar um tempo para investir na preparação da lancheira, que deve ter opções dos três grupos alimentares: construtores, energéticos e reguladores.

Como dica para estimular o consumo, a nutricionista reforça que os filhos devem participar da montagem da lancheira, mas sempre com os pais delimitando as opções de escolha. A criança terá que escolher, por exemplo, entre três frutas, pão, biscoito e torrada integral, ou até mesmo um bolo integral de banana, e entre uma opção de fonte proteica, como queijo e iogurte, além de um suco natural ou água de coco.

Até os 12 anos as crianças precisam garantir a ingestão dos chamados alimentos construtores, que são os alimentos proteicos: fatia de peito de peru, iogurte, queijo ou leite. Alimentos ricos em cálcio, como os do grupo do leite, ajudam no desenvolvimento dos ossos. Está liberado o queijo do sanduíche e ainda é recomendado acrescentar um iogurte ao lanche, tomando cuidado com a qualidade de refrigeração da lancheira.

Os carboidratos, ensina Tatiane, são essenciais porque dão energia para as atividades escolares e são os principais fornecedores de combustível para os processos de desenvolvimento da criança. É importante dar preferência a pães, torradas, biscoitos e tortas integrais. Já os alimentos reguladores são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, encontrados fartamente nas frutas, verduras e legumes. Eles dão saciedade e ajudam na saúde intestinal.  

Sugestões de lanches nutritivos:

Sanduíche de pão integral de aveia com queijo e tomate, com pasta de maionese de abacate e orégano + um suco de laranja + banana.

Salada de frutas com iogurte e granola + cookie de farinha integral.

Torta integral de banana com aveia, granola, farinha integral e açúcar mascavo + um suco de uva.

Sanduíche caprese, com baguete semi italiana, tomate cereja, mussarela de búfala, manjericão e
azeite de oliva + um suco de maçã.

Bolo de cenoura + laranja.

Pão de batata + iogurte + goiaba

Mix de frutas picadas (melão, morango e uva) com castanhas e amendoim +  pão de queijo.


Bolo funcional de biomassa, elaborado com aveia, melado, gordura de coco, nozes e cacau + banana.

Água de coco + biscoito integral de linhaça com requeijão.

Batata bolinha e cenoura baby cozidas + pasta de ricota com gergelim e orégano + suco de abacaxi.

Fonte: Tatiane Nascimento - Nutricionista


Da redação