00:00
21° | Nublado

O charme do churrasco
Abra a casa para comemorar a chegada da nova estação com um churrasco entre amigos

Uma deliciosa e fresca salada com um mix de folhas, legumes assados na própria churrasqueira e uma carne bem temperada são boas pedidas para receber os amigos (Foto: Divulgação)

Publicado em 14/09/2017

Olá, tudo bem? Parece incrível, mas já estamos em setembro. O inverno que este ano foi bem ameno, já começa a se despedir. As árvores iniciaram a floração mais cedo mostrando que primavera está a caminho. Eu adoro esta época do ano. O calor vem chegando e a gente começa a curtir mais a rua e os ambientes externos. Tempo especial para receber os amigos no jardim ou na varanda e aproveitar o aroma e o sabor da estação. Quem pensou que churrasco não tem charme se enganou. Como eu sempre falo a diferença está nos “detalhes”. Convide os amigos para um delicioso churrasco no jardim e comece a pensar e a organizar os detalhes.

Receba os amigos com um toque especial

Escolha uma toalha colorida e com flores para a mesa. Os guardanapos podem ser de papel, mas selecione uns bem lindos com estampas e cores que combinem com a toalha. E, não é porque se trata de um churrasco que você vai deixar de lado aquela louça bonita e os talheres especiais. Use e abuse do que você tem de bonito em casa e organize uma mesa com muito charme e bom gosto.

Você pode utilizar garrafas de vinho ou cerveja para colocar as flores nas mesas e usar também vasinhos com ervas. Além de perfumar o ambiente , eles dão um toque bem especial. Prepare tudo com carinho, seus amigos vão se encantar e os elogios virão!!

Para o aperitivo pense em polentinha frita, batatas rústicas, pão com alho e linguicinhas especiais. Uma deliciosa e fresca salada com um mix de folhas e molho vinagrete. Pense em alguns legumes assados na própria churrasqueira, acompanham bem as carnes e também são uma ótima opção para os vegetarianos. Abobrinhas, berinjelas, milho, batatas doce, brócolis e cogumelos regados com azeite de oliva ficam suculentos e com um sabor defumado delicioso.

Mas e as carnes? Não podemos nos esquecer delas,  afinal são as estrelas do evento!  Aí a lista é grande, mas escolha aquelas que mais agradam a maioria do grupo. Picanha, maminha e entrecote são cortes perfeitos para o churrasco. Suculentos e saborosos eles ficam perfeitos temperados com sal grosso. Você pode colocar também um corte de frango e para dar um charme e finalizar em grande estilo: o carré de cordeiro.

Bem, já falamos da ambientação, do cardápio, mas e para beber o que servir? Cerveja, vinho, espumante ou caipirinha são perfeitas para um churrasco. Procure saber as preferências do grupo e organize uma bancada ou mesa de apoio com os copos e taças, balde de gelo, champanheira e a bebida. Não se esqueça de uma jarra com água. As aromatizadas com frutas e ervas dão sempre um charme especial ao local. Ah! E nesta bancada também flores para colorir e perfumar o ambiente.

Para a sobremesa, pense em algo com frutas ou sorvete. Combinam bem com o churrasco pois são mais leves e frescas. E então gostou das dicas? Garanto que você já está com vontade de convidar os amigos para um churrasco, não é mesmo?

Dica especial para assar a picanha

Escolha uma picanha não muito grande e com a gordura de aspecto macio. Faça alguns cortes transversais na gordura e tempere com sal grosso os dois lados. Deixe o sal agir por cinco minutos e antes de levar ao fogo bata bem o sal para retirá-lo da carne.  Asse a picanha primeiro com o lado da gordura para cima, assim a carne ficará mais suculenta e macia.


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?