00:00
21° | Nublado

Futuro da Gastronomia
Encontro Nacional da Abrasel acontece em Florianópolis e traz na programação grandes nomes do setor de alimentação fora do lar

Os encontros nacionais da Abrasel cumpre uma das missões da instituição que é desenvolver o setor de alimentação fora do lar (Foto: Divulgação)

Publicado em 07/11/2017

Tecnologia, produtividade e gestão. Estes são os eixos centrais do 30º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que acontece entre 7 e 9 de novembro em Florianópolis. A programação do evento, cujo público alvo é o empresário do setor de alimentação fora do lar em todo o Brasil, incluirá oito palestras, seis apresentações em cozinha-show e um lounge de negócios e relacionamento com mais de 20 expositores.

Com o tema “O Futuro da Gastronomia começa aqui”, o encontro traz grandes nomes como Alex Tabor, CEO do Peixe Urbano e Sérgio Molinari, da Food Consulting – da área de gestão. No eixo gastronômico, importantes nomes estão confirmados, como a chef Luiza Hoffmann, que irá falar sobre saudabilidade e sustentabilidade e a chef Kalymaracaya Nogueira, natural da tribo indígena Terena (Mato Grosso do Sul), irá apresentar a Nikokonoty Xane, gastronomia ancestral brasileira que significa, em português, “comida de índio”. Um dos momentos destaque da programação é o coquetel de abertura. É ali que o empresariado mostra a importância do setor, pauta as reivindicações, bandeiras e lutas da categoria.

De acordo com Raphael Dabdab, presidente da Abrasel em Santa Catarina, o 30º Encontro Nacional da Abrasel, é a melhor forma de empresários do setor se atualizarem sobre questões que hoje são essenciais para os gestores de bares e restaurantes. “É cada vez mais crescente a demanda, por parte da clientela, dos fornecedores e da concorrência, de inovação, tecnologia e gestão. A economia brasileira passa por mudanças que alteram os hábitos de todos. Nosso setor deve se preparar ainda mais para estes desafios”, destaca.

O encontro traz também uma das missões da Abrasel em sua concepção: desenvolver o setor. Para o presidente da instituição em Santa Catarina, tal objetivo é cumprido quando se desenvolve o próprio empresário. “Se formos fazer um balanço, o mercado de Florianópolis há 20 anos era precário. Era difícil ver um azeite de oliva em cima da mesa e existia pouca diversidade gastronômica. Houve uma grande evolução, sobretudo do ponto de vista qualitativo. Hoje temos chefs premiados nacional e internacionalmente”, comemora o empresário que também é Sócio-Gestor no Grupo Ozmex (Guacamole Cocina Mexicana & Didge Steakhouse Pub).

TECNOLOGIA

Raphael Dabdab destaca que discutir gastronomia e tecnologia atende um dos principais pilares do setor que é a produtividade. “Isto se conecta com o tema do evento: o futuro do setor da alimentação fora do lar. Algumas palestras irão explorar justamente como se enxerga as tendências, como a de Alex Tabor, do Peixe Urbano. Temos cases muito bacanas”, comenta.

Raphael Dabdab é presidente da Abrasel/SC e tambem Sócio-Gestor no Grupo Ozmex. “A Abrasel se orgulha de ser um dos principais agentes no processo de evolução da gastronomia catarinense”

Um dos projetos da instituição é investir na tecnologia como forma de gerar mais eficiência nos restaurantes. “É um desafio você automatizar um restaurante, pois tem produção manual e atendimento pessoal. A proposta da Abrasel é aproximar esses dois polos que Florianópolis tem: tecnologia e a gastronomia”, contou o presidente.

ENCONTRO DE SUCESSO

Outros nomes confirmados na programação são o de Carlo Petrini, italiano fundador do movimento slow food, que valoriza produtos da gastronomia regional; o de Valter Herzmann, florianopolitano semi-finalista do Masterchef; o chef Luciano Campos, do Hotel Pequeno Bosque, representando a Serra Catarinense e o chef Jaime Barcelos do restaurante Ostradamus, representando o Litoral.

A programação social do Encontro Nacional em Florianópolis também é um dos pontos altos do evento, cenário ideal para a descontração, relacionamento e troca de experiência com outros empresários do setor. Nos dias 10 e 11 está sendo organizada uma programação turística especial para os Congressistas que permanecerem na cidade, que incluí passeio de Escuna, a visita à Fortaleza de Anhatomirim, a Balneário Camboriú, Blumenau e Brusque, e ao Parque Beto Carrero World. Já a festa de encerramento do 30º Encontro Nacional Abrasel será com a banda Dazaranha, uma das maiores de Santa Catarina, na Vila dos Araças na Lagoa da Conceição.

A Abrasel está presente em Santa Catarina há 20 anos e durante este período, Florianópolis já foi palco do encontro nacional em duas ocasiões. De modo geral, o evento, voltado para a capacitação do empresário, possui três grupos de ação: cozinha show, palestras e lounge de negócios. “A Abrasel se orgulha de ser um dos principais agentes no processo de evolução da gastronomia catarinense. Com os eventos, lições técnicas, programa de treinamento e produção de material o empresário está sempre se desenvolvendo e isso gera um benefício, mesmo que indireto, para o consumidor final, que são os clientes”, comemora Raphael. 

 

Da Redação