00:00
21° | Nublado

Vitamina B12 e ácido fólico. Para que servem?
Nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo

Quando a dieta não é suficiente para obter essas vitaminas, é necessário usar suplementos adequados (Foto: Reprodução)

Publicado em 29/04/2019

A vitamina B12 e o ácido fólico, também chamado de vitamina B9, são dois nutrientes que o nosso corpo necessita para trabalhar normalmente. A deficiência de uma delas pode causar transtornos importantes no funcionamento de vários órgãos. A B12 tem várias funções no nosso organismo: é necessária para formar novas células do sangue, como os glóbulos vermelhos, e também para o funcionamento normal do sistema nervoso. O ácido fólico também é fundamental para a formação de novas células sanguíneas e especialmente importante para mulheres que planejam engravidar, pois possibilita o desenvolvimento normal do feto principalmente durante as primeiras semanas de gestação.

A deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico pode ter várias causas. A principal delas é a falta de ingestão de alimentos ricos nestes componentes. A B12 é encontrada em produtos animais como carnes, peixes, ovos e laticínios. As pessoas que comem estritamente uma dieta vegetariana necessitam suplementar esta vitamina. A suplementação pode ser feita através de comprimidos ingeridos por via oral ou injeção via intramuscular. Alimentos com ácido fólico incluem frutas, vegetais e farinhas de trigo e de milho. A deficiência desse nutriente pode ser tratada através da suplementação por via oral.
 
Tanto a vitamina B12 quanto o ácido fólico podem ser facilmente dosados no sangue para sabermos se eles estão presentes em quantidade suficiente. A deficiência dessas vitaminas pode causar anemia, que é a falta de glóbulos vermelhos no sangue, ocasionando sintomas como cansaço, aceleração no coração, dor de cabeça e respiração difícil especialmente aos esforços físicos; prejuízo na produção de glóbulos brancos do sangue, o que faz com que diminua a nossa imunidade; e pode também causar prejuízo na produção das plaquetas no sangue. Uma baixa produção das plaquetas aumenta o risco de sangramentos. A deficiência de B12 pode também causar outros sintomas relacionados ao cérebro e ao sistema nervoso. A pessoa pode sentir formigamento ou dormência nas mãos e nos pés, dificuldade para caminhar, alterações de comportamento e deficiência de memória e raciocínio. 


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?