00:00
21° | Nublado

Verão e emagrecimento rápido

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 29/10/2021

Todo ano, nesta mesma época, a corrida para as academias e as dietas restritivas para o emagrecimento já são práticas consagradas. Surgem as promessas de soluções rápidas, como propagandas, tanto por influencers e blogueiros, quanto por alguns profissionais da área de saúde, que indicam programas 'milagrosos' de emagrecimento, medicamentos ou suplementos na linha 'seca-barriga', análises do que seria uma 'microbiota do magro', práticas de jejum, chás fitoterápicos, uso de produtos sem glúten e sem lactose com o objetivo de perder gordura, entre outros.

São propostas ineficazes. A maioria delas pode, inclusive, trazer riscos à saúde. E, muitas vezes, são feitas com a única intenção de ajudar na comercialização desses produtos. 

A quantidade de informações sobre alimentação e dietas, dizendo 'o que pode' e 'o que não pode', que circulam hoje nos grandes veículos de comunicação, é absurda e acaba por confundir mais do que ajudar. Comer é um ato natural e imprescindível para o corpo.

Na internet, vemos notícias dividindo os alimentos em 'bons' ou 'ruins', que engordam ou que emagrecem, curam ou causam doenças. Há uma demonização de certos alimentos, apoiada de um discurso supostamente científico - mas que, muitas vezes, não passa de pseudociência ou fakenews. E, por trás desse cenário, sempre terá alguém obtendo vantagens. Muitas vezes, o que funciona para alguns pode não funcionar para você.

Está na hora de rever o conceito de que cuidar do corpo e da saúde é complicado. Falta bom senso, e devemos fazer as pazes com a comida, com a 'comida de verdade'. Essa é a melhor coisa que se pode fazer para você, sua saúde e, por consequência, para o seu peso.

Vamos voltar ao tempo dos nossos avós, e comer de forma saudável, saindo da mesa satisfeitos, dando preferência à comida fresca e caseira, cozinhando com carinho e aproveitando cada momento da refeição, valorizando o tempo à mesa.

A restrição alimentar ou a dieta não são o caminho! Alimentação saudável, sim. Comer com qualidade e melhor! Você não precisa abrir mão dos seus pratos preferidos e nem se privar de comer o que gosta. Acrescente qualidade e variedade na alimentação todos os dias!

LEMBRE-SE: 'o importante é o que você come entre o ano novo até o próximo Natal!'

Sendo assim, procure profissionais sérios, que trabalhem com responsabilidade e respeito. 

Pense nisso!

VIVA COM SAÚDE!

E-mail: mcmnutri@gmail.com 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!