00:00
21° | Nublado

Segurança para a visão
Indicadas para diversos casos, lentes de contato devem ser adaptadas em clínicas de oftalmologia

Na Clínica São Sebastião existe uma equipe treinada para orientar os pacientes em todo o processo de adaptação das lentes (Foto: Reprodução)

Publicado em 28/11/2018

O uso de lentes de contato no lugar dos óculos oferece praticidade e conforto na correção do grau, além da liberdade ao praticar esportes ou, simplesmente, por questão estética. Seja qual for o motivo, sua utilização exige cuidados para assegurar a saúde dos olhos, podendo prevenir desde inflamações até infecções graves. Por isso, todo o processo deve ser feito com o acompanhamento de um médico oftalmologista.

Em virtude do crescimento de métodos avançados para correção da visão e de novas tecnologias para o seu manuseio e manutenção, as lentes de contato têm suas indicações expandidas, e são especialmente indicadas para miopia, hipermetropia, alguns tipos de astigmatismo, presbiopia, ceratocone, correções estéticas, entre outros casos. Todos os candidatos potenciais devem ser cuidadosamente examinados por um oftalmologista, pois há muitas pessoas para quem as lentes de contato não são recomendadas.

Em termo de qualidade de visão, as lentes de contato multifocais têm evoluído muito nos últimos anos. Elas são a opção ideal para quem deseja substituir os óculos de grau e obter melhor acuidade visual para a amplitude de distâncias de perto a longe. Com várias graduações, este tipo de lente ajuda as pessoas com presbiopia, ou a famosa “vista cansada”, a corrigirem os problemas de visão próprios da idade, em que o olho já não consegue focar objetos de perto.

Para as pessoas que não querem se preocupar em ter que tirar as lentes de contato ao final do dia, existem versões especiais indicadas para o uso contínuo, que podem ser utilizadas por até 30 dias. Sempre lembrando que todo o cuidado é necessário para que o uso das lentes seja agradável para o paciente.

É importante ressaltar que a adaptação de lentes de contato é um ato médico e deve ser feita em clínicas médicas, com acompanhamento do oftalmologista, tendo em vista as complicações que podem causar se as pessoas começarem a utilizar sem a orientação e cuidados adequados. Na Clínica São Sebastião existe uma equipe treinada para orientar os pacientes em todo o processo de adaptação das lentes, desde a limpeza correta até a colocação e retirada. Tudo para garantir o conforto e bem estar de nossos pacientes!

Clínica de Olhos São Sebastião
Rua Sidnei Noceti, 62 - Agronômica
Fone: 3222-4866