00:00
21° | Nublado

Saúde da mãe e do bebê
Evento na Capital discute as novidades em temas relacionados a Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia

Temas como câncer, endometriose, menopausa e osteoporose fizeram parte da programação (Foto: Divulgação)

Publicado em 27/05/2019

Nos dias 17 e 18 de maio aconteceu o IX Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia e IV Congresso Catarinense de Perinatologia, no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina – ACM. O evento, realizado pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de Santa Catarina (SOGISC) em conjunto com a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), teve como objetivo fazer uma revisão temática da ginecologia, obstetrícia e perinatologia oferecendo também um espaço para discussão de temas atuais, políticos e técnicos. Temas como câncer, uroginecologia, complicações da gravidez, parto, período neo-natal, assim como endometriose, menopausa, osteoporose, sexualidade e infertilidade fizeram parte da programação.

Dentre os convidados, esteve presente o médico argentino Jose Palacios Jaraquemada, que apresentou algumas técnicas desenvolvidas por ele em abordagens de pacientes obstétricas graves. “O Dr Jose Palacios é uma autoridade mundial no quesito de falhas de implantação, ou seja, placentas que se infiltram de forma errada no útero. São quadros relativamente raros, mas que quando ocorrem levam à morte de mulheres”, destaca o médico ginecologista Jean Louis Maillard. presidente da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de Santa Catarina.

O evento contou com três salas simultâneas, feira de exposição e trabalhos científicos. Nesta edição compareceram mais de 340 congressistas que tiveram a oportunidade para momentos de atualização, abordando temas de maneira interdisciplinar, relativos à saúde materna, fortalecendo a relação entre as especialidades abordadas. “Foi um evento pensado para a prática da boa medicina. A união das duas especialidades trouxe uma oportunidade única de beneficiar mãe e feto, permitindo que ginecologistas e pediatras neonatologistas pudessem debater assuntos comuns às duas especialidades, como nascimento, cuidados no pré-natal e cuidados com recém-nascidos, de uma forma unânime, permitindo uma visão mais ampla, lembra o médico ginecologista Ricardo Nascimento, um dos palestrantes do congresso.

Quem também esteve presente como palestrante do evento foi o médico reumatologista Ivânio Pereira. Ele falou sobre a Osteoporose, uma condição clínica que interessa a diversas especialidades médicas, especialmente a Ginecologia. “É após a menopausa que a Osteoporose é mais prevalente nas mulheres e um grande número delas sofre fraturas após esse período. Durante o evento, pude dividir os conhecimentos de novos estudos publicados sobre o tema e os avanços que têm ocorrido nessa área”, finaliza.

Da redação