00:00
21° | Nublado

Reeducação alimentar faz sentido quando o assunto é saúde

Além de ajudar a diminuir o estresse, ao cozinhar podemos relaxar e nos conectar com familiares e amigos (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 03/06/2022

Aproveitando que agora é tempo de frio, o termo "reeducação alimentar" pode ser útil no processo de reavaliar os hábitos e comportamentos diante da comida. Dietas restritivas, exclusão de grupos de alimentos e privação a médio e longo prazo não funcionam. E a reeducação alimentar, já conhecida, é baseada em uma melhora da relação com a comida. Ou seja, nesse processo, você irá, na verdade, reorganizar sua alimentação, e esse pode ser o melhor caminho para você chegar ao seu peso saudável de forma prazerosa e consciente.

Essa é uma maneira sustentável de mudar os hábitos, priorizando a comida fresca e caseira, sempre que possível e, automaticamente, você estará diminuindo o consumo dos alimentos ultraprocessados (aqueles empacotados). Estes podem ser consumidos de vez em quando, pois eles não são alimentos proibidos. Da mesma forma, é normal gostar de comer pizza, hamburguer, batata frita e outros alimentos que gostamos. O importante é buscar o equilíbrio e a moderação.

Será benéfico para a sua saúde se você conseguir fazer suas refeições, incluindo uma variedade de alimentos, sem precisar ter uma lista de alimentos permitidos ou proibidos.

Sabemos que cozinhar e comer mais comida caseira melhora a saúde em geral e também é uma forma de prevenir diabetes do tipo 2 e obesidade, doenças tão prevalentes nos tempos atuais. Além de ajudar a diminuir o estresse, ao cozinhar podemos relaxar e nos conectar com familiares e amigos.

Se você não tem o hábito de cozinhar, comece fazendo pratos simples e vá aumentando com o tempo. Diversificar sabores com temperos e ervas naturais para acostumar o seu paladar com novos sabores. é uma boa iniciativa.

Isso pode acontecer se você se reconectar com o seu corpo, ouvir os seus sinais internos de fome e saciedade e então comer de forma mais consciente. 

A proposta é uma alimentação natural e diversificada ao longo do seu dia, respeitando os sinais do seu corpo e as suas vontades, se hidratando, preferencialmente com água. Assim, você estará no caminho para ter uma boa alimentação e em paz com a comida.

As pessoas sentem muito medo de ganhar peso e, devido a isso, acabam fazendo dietas que mais atrapalham do que ajudam. Fique atento, pois uma alimentação que impõe regras rígidas não é reeducação alimentar. 

Procure focar em sua saúde e seu bem-estar, assim será possível entender que o seu peso será consequência de sua saúde e não a causa.

Procure orientação de um profissional capacitado e registrado no seu devido conselho profissional e desconfie de pessoas que não possuem qualificação e registro.

VIVA COM SAÚDE!

Dúvidas? Conte comigo: mcmnutri@gmail.com

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI