00:00
21° | Nublado

Quanto exercício é suficiente?

(Foto: Divulgação)

Publicado em 21/11/2017

Uma dúvida muito frequente entre os praticantes de exercício e também entre aqueles que querem começar é: “de quanto tempo preciso dispor para me exercitar?” E isso em relação ao número de sessões por semana e à duração de cada treino. Essa não é uma questão que permite uma resposta superficial!

As diferentes modalidades diferem em termos de intensidade e, por consequência, das vias metabólicas utilizadas pelo organismo para prover a energia necessária ao desempenho. Com a proximidade do verão, é comum as pessoas buscarem exercícios que contribuam para a perda de gordura. Até pouco tempo atrás, para perder gordura, praticavam-se, predominantemente, modalidades de baixa intensidade e longa duração, como caminhada, corrida, ciclismo, etc.

De fato, praticar exercícios de resistência aeróbica por tempo prolongado, além de divertido, faz o organismo utilizar as reservas de gordura como combustível predominante durante a sessão de treino. No entanto, o treinamento de força que utiliza pesos, máquinas, peso corporal ou outras resistências, por promover significativos ganhos de massa magra, torna o metabolismo basal mais elevado, fazendo com que o organismo consuma mais calorias mesmo em repouso.

Há ainda o HIIT, sigla em inglês para treinamento intervalado de alta intensidade que combina numa mesma sessão, como o nome sugere, períodos de alta intensidade, com aceleração dos batimentos cardíacos e utilização de grandes grupos musculares e intervalos de recuperação. Esse tipo de treinamento pode ser realizado com diferentes movimentos, como saltos, corridas, coreografias da dança, ciclismo, pesos e outros recursos. Para quem quer treinar em sessões mais curtas, tem a vantagem de promover perda calórica alta tanto na hora do exercício quanto após o fim da sessão de HIIT.

Portanto, para obter benefícios com a prática de exercícios, o ideal é combinar modalidades e aprender a sentir conforto durante o esforço! A sensação de bem-estar que acompanha e sucede cada sessão faz tudo valer a pena. Sabe aquela busca por um objetivo que te faz ou fez querer começar, como emagrecer ou definir o corpo? Pois o prazer de se movimentar vai substituir qualquer finalidade inicial! Mexa-se! O movimento é sua mais prazerosa afirmação de liberdade! O movimento é a sua melhor expressão!