00:00
21° | Nublado

Qual a importância das vitaminas durante a gestação?
Suplementação de ferro, vitamina B12, metilfolato e ácidos graxos ômega 3 são

A ingestão de suplementos vitamínicos é essencial nesse período da mulher, diz especialista (Crédito da foto: Divulgação)

Publicado em 12/04/2024

Durante a gestação, a saúde da mãe e do bebê é de extrema importância, e a suplementação adequada de nutrientes desempenha um papel fundamental nesse processo. Dentre os nutrientes essenciais para a gestante, destacam-se o ferro, a vitamina B12, o metilfolato e os ácidos graxos ômega 3, que possuem funções exclusivamente no desenvolvimento saudável do feto e na manutenção materna.

De acordo com Pablo David Lopez Cartagena, médico e responsável pelo setor médico da Carnot Laboratórios, laboratório farmacêutico, a deficiência de ferro durante a gestação pode levar a complicações como anemia, parto prematuro e baixo peso ao nascer. “O ferro é crucial para a formação das células vermelhas do sangue, transporte de oxigênio e desenvolvimento cerebral do feto. Portanto, a suplementação de ferro é amplamente recomendada para gestantes, sob orientação médica”, afirma.

Além disso, tanto a vitamina B12 quanto o metilfolato desempenham papéis essenciais no desenvolvimento neurológico do feto. A falta desses nutrientes pode estar associada a problemas no sistema nervoso central e no tubo neural do bebê. Com isso, a suplementação adequada dessas vitaminas, especialmente nos estágios iniciais da gravidez, é crucial para prevenir complicações e garantir um desenvolvimento saudável do sistema nervoso do feto.

“Os ácidos graxos ômega 3, como o DHA (ácido docosahexaenóico), são importantes para o desenvolvimento cognitivo e visual do feto. Esses nutrientes são encontrados em peixes; no entanto, devido às preocupações com metais pesados, é recomendada a suplementação controlada e de qualidade durante a gestação para garantir uma ingestão adequada sem riscos à saúde”, complementa o médico.

É fundamental ressaltar que a suplementação durante a gestação deve ser feita sob orientação médica e acompanhamento profissional. Cada gestante tem necessidades específicas, e a indicação dos suplementos deve ser prescrita pelo obstetra que está realizando o pré-natal.

Por fim, o Dr. Pablo explica que é preciso estar atento aos produtos de suplementação do mercado, pois existem diversas marcas e opções. “Atualmente, existem farmacêuticas, que fornecem, além dos nutrientes necessários, diferenciais como cápsulas de origem vegetal, sem glúten, livre de lactose e açúcar, como o DivinaGest Folato e o DivinaGest DHA, que dão mais liberdade para as escolhas da mãe. Ou seja, é recomendado uma busca junto ao profissional para entender qual será o mais indicado”.

Em resumo, a suplementação de ferro, vitamina B12, metilfolato e ácidos graxos ômega 3 desempenha um papel crucial na saúde materna e fetal durante a gestação. Esses nutrientes são benéficos para prevenir complicações, promover o desenvolvimento adequado do feto e garantir uma gestação saudável, mas sempre consultando um profissional de saúde para obter orientações personalizadas e seguras.

 

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045