00:00
21° | Nublado

Primavera acentua casos de conjuntivite e alergias oculares
Sociedade Catarinense de Oftalmologia alerta para os sintomas e cuidados para evitar o agravamento de doenças oculares pré-existentes, como o ceratocone

Foto: Reprodução/Internet **Clique para ampliar

Publicado em 07/10/2022

A primavera é a estação das flores, período em que as paisagens se enchem de cores, deixando ruas, parques e jardins mais alegres e coloridos. Mas é nessa estação que também aumentam os casos de olho seco e alergias oculares por conta das alterações climáticas e ambientais.

O oftalmologista e presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Ayrton Ramos, Ayrton Ramos, relata que o excesso de pólen no ar, as mudanças bruscas de temperatura, poluição e umidade instável exigem cuidados redobrados com os olhos. “Esses agentes alergênicos podem causar irritação, coceira, olhos vermelhos e inchados. E também podem agravar doenças oculares pré-existentes, como o ceratocone”, afirma. Segundo o médico, a piora da doença acontece porque o ato de coçar os olhos e a fricção frequente provocam o enfraquecimento das fibras de colágeno da córnea, principal característica do ceratocone.

Lifestyle: Maquiagem e cabelos para primavera-verão, por Ceres Azevedo

Na primavera também aumentam os casos de conjuntivites virais e bacterianas devido às mudanças de temperatura. A doença é uma inflamação na membrana transparente e vascularizada, localizada na parte branca dos olhos, chamada de conjuntiva. A orientação para prevenir o problema é utilizar colírios lubrificantes para hidratação dos olhos e evitar contato com toalhas de rosto, lençóis e fronhas que possam estar contaminadas. Este tipo de conjuntivite é transmissível. 

Medicina preventiva: A relação entre alimentos ultraprocessados e câncer colorretal

Em relação ao tratamento, o alerta do oftalmologista é evitar a automedicação e procurar o atendimento de um especialista. “Cada caso deve ser avaliado individualmente para que o tratamento seja adequado”, reforça. 

Outra doença que pode ser acentuada na primavera é a síndrome do olho seco. Condição que compromete a produção de lágrimas pelas glândulas lacrimais, causando o ressecamento da superfície do olho. Para prevenir, evite permanecer longos períodos em ambientes com ar condicionado e ventilador ligados. Reduza o tempo em frente ao computador, caso não for possível, faça pausas para o descanso dos olhos. Use umidificador e evite levar as mãos aos olhos.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI