00:00
21° | Nublado

O que há de novo nos implantes dentários?

(Foto: Divulgação)

Publicado em 26/10/2017

O acesso da população aos tratamentos com implantes dentários está em ascensão há alguns anos. Mas afinal, qualquer pessoa pode fazer implante dentário? Quais são as soluções terapêuticas que permitem o dentista utilizar os implantes dentários?

As inúmeras opções que o mercado oferece ao cirurgião-dentista dão certa liberdade de escolha, de acordo com cada caso ou cada tipo de situação financeira e condições bucais dos pacientes.

Em primeiro lugar, algo deve estar bem claro: o implante dentário serve para substituir dentes perdidos. Quando ainda temos uma raiz de dente viável na boca - no sentido de “forte” o suficiente para aguentar uma prótese - não usamos implante.

O implante nada mais é que um parafuso de titânio que vai substituir a raiz do dente, ou dos dentes perdidos. Os planejamentos restauradores vão variar, é claro, sendo os implantes: unitários, por região, formadores de estruturas para “overdentures” (próteses móveis com encaixe sobre implantes) e implantes do tipo protocolo de Branemark, que restabelecem toda uma arcada com dentes fixo, muito utilizado em pacientes desdentados ou multilados.

Existem inúmeras técnicas, marcas reconhecidas mundialmente e várias abordagens para o planejamento implantológico. O mais interessante de tudo é que as novas técnicas chegaram para ajudar e individualizar cada vez mais os tratamentos. A tomografia computadorizada torna-se quase que indispensável para um planejamento mais fiel. Muitos casos são aliados aos enxertos ósseos e gengivais para reconstruir todo arcabouço que fica em volta do dente.

Qualquer pessoa adulta pode fazer implantes, contanto que esteja com sua idade óssea completa e não tenha doenças sistêmicas severas ou descontroladas que contra indiquem procedimentos cirúrgicos. O paciente fumante também é uma dúvida, uma vez que o tabagismo diminui muito o sucesso da osseointegração, principal processo da implantodontia, que chega a ser de 95 a 97%, segundo a literatura científica.

Ter próteses sobre implante na sua boca ao invés de dentes não vai fazer você ficar livre de escovar os dentes e limpar os espacinhos entre eles. A higiene e manutenção com seu dentista são fundamentais para que o implante e o dente sobre ele tenham uma vida duradoura. Quanto tempo dura? Depende de cada caso, mas se cuidar direito e não se esquecer de ir ao dentista preventivamente, eles podem durar o resto da vida.

E o preço? Nesse caso é preciso avaliar a situação de cada um e pensar que é um tratamento que pode ser definitivo. Fazer implantes unitários vai ficar mais barato do que os outros casos, com valor de mercado razoável. Protocolos que restabelecem arcadas inteiras são mais onerosos, mas lembre-se que sua vida vai mudar. Seu sorriso, eficiência mastigatória, sua fala, deglutição e mordida. Devolver tudo isso aos pacientes traz muita satisfação ao dentista e aos pacientes. Não vendemos apenas sorrisos e dentes. Vendemos saúde bucal e qualidade de vida!

 

Sobre o autor

Dr. Ibrahim Jamil

Dr. Ibrahim Jamil, CRO 6900/SC, é especialista em Implantodontia-ortodontia e Perito Odontológico


Ver outros artigos escritos?