00:00
21° | Nublado

O colesterol e os triglicerídeos

(Foto: Divulgação)

Publicado em 21/12/2016

O tratamento para baixar o nível de colesterol em homens e mulheres acima de 40 anos, portadores de doença cardiovascular aterosclerótica, causa uma redução consistente na mortalidade e na recorrência de eventos cardiovasculares isquêmicos. A prevenção de novos eventos e de mortalidade em pessoas que já são sabidamente portadoras da doença e sabem de sua condição é chamada de prevenção secundária.

Já o tratamento para baixar o colesterol em pessoas que não são sabidamente portadoras de doença cardiovascular é chamado de prevenção primária, e não possui dados muito conclusivos. Inúmeros trabalhos publicados na literatura mundial mostram diferentes resultados com relação à recorrência de eventos cardiovasculares, mortalidade cardiovascular e mortalidade por todas as causas. Todavia, algoritmos têm sido desenvolvidos para classificar as pessoas por grupos de acordo com o risco global de desenvolver doença cardiovascular, e auxiliar os médicos a selecionar o melhor tratamento para cada grupo.

No sangue de jejum, o colesterol é transportado primariamente em três tipos de lipoproteínas, as moléculas VLDL, HDL e LDL. O colesterol total é a soma destes três componentes. A grande maioria dos laboratórios clínicos mede o colesterol total, os triglicerídeos totais e a quantidade de colesterol encontrada na fração HDL, a qual é facilmente precipitada no soro. Quase a totalidade dos triglicerídeos é encontrada nas partículas VLDL – cinco vezes mais que a quantidade de colesterol. 

Pelo fato do nível de triglicerídeos ser usado no cálculo do colesterol VLDL, esta fórmula funciona bem quando é usada uma amostra de sangue em jejum e quando o nível de triglicerídeos é menor do que 400 miligramas por decilitro. Quando o nível de triglicerídeos é maior do que 400 mg/dL, o valor do colesterol LDL e do colesterol VLDL pode ser estimado através da fórmula de ultracentrifugação ou de medida química direta.

O valor do colesterol total é razoavelmente estável no decorrer do tempo. Todavia, as medidas do colesterol HDL e, principalmente dos triglicerídeos, podem variar consideravelmente em poucos dias, por causa do erro analítico no laboratório e da variação biológica do nível de lipídios no sangue do indivíduo. Sendo assim, o nível do colesterol LDL deve sempre ser estimado como uma média de pelo menos duas medidas. Se estas diferirem em mais de 10%, uma terceira determinação deve ser feita. O colesterol LDL é calculado da seguinte forma: colesterol total - colesterol HDL - triglicerídeos dividido por cinco (ultracentrifugação). O resultado é expresso em miligramas por decilitro.

 


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?