00:00
21° | Nublado

O cálcio é bom ou ruim para o nosso organismo?

Dentes e ossos precisam do mineral para manter-se saudáveis. Foto: reprodução

Publicado em 17/05/2016

Será que o cálcio faz bem ou faz mal para você? Depende do lugar no seu corpo em que ele está localizado. Há lugares onde o cálcio é necessário, como nos ossos, nos dentes, no sangue e nos fluidos intracelulares e extracelulares. Mas há lugares onde ele é indesejável, como nas cartilagens, rins, vias urinárias, paredes das artérias e veias, mamas femininas, tumores ou como parte de evolução de necrose ou degeneração celular.

Como ele pode entrar no organismo? Para um adulto, por exemplo, com um suplemento de 1g de cálcio por dia, via oral. E como ele sai do nosso organismo? Pelas fezes ou urina. E o cálcio que fica retido, vai sendo controlado pela homeostase metabólica espetacular do nosso organismo. É um equilíbrio muito delicado. Uma das formas em que o cálcio aparece em locais aparentemente indesejados é chamada de "calcificação distrófica" e sua presença parece relativamente inerte.

O cálcio se move pelo seu corpo? Porções individuais de cálcio não conseguem se deslocar de um lugar para outro do corpo. Mas é possível regular a quantidade de cálcio que está em cada lugar do corpo a qualquer momento? Os nutricionistas diriam: “Tudo depende da dieta”. Os endocrinologistas diriam: “Sim, muito”. E eles entendem bastante dessa área. Os radiologistas diriam: “Eu amo cálcio. Ele me proporciona tantas coisas interessantes para ver, medir e analisar”. Os urologistas diriam: “Eu posso cuidar dos seus cálculos renais. Eu posso através da litotripsia destruir as pedras grandes e transformá-las em minúsculas pedras que serão eliminadas pela urina e depois eu mando-lhe a conta”.

Os mastologistas diriam: “Se não houver marcas de cálcio na mamografia, eu vou ter muita dificuldade em localizar os pontos de biopsia nas mamas”. Os cardiologistas hemodinamicistas diriam: “Não se preocupe com essas placas de cálcio que estão obstruindo as suas artérias coronárias, pois eu vou colocar um stent em cada uma delas”.

O dr. George Lundberg, que foi quem escreveu este artigo para o Medscape, relata que como patologista ele já cortou, ou mais precisamente, já serrou, um monte de ossos saudáveis e doentes. Ele diz que é muito bom ter um monte de cálcio como hidroxiapatita lá no osso. Isso é muito bom! Mas ele já cortou um monte de rins destruídos por pedras que obstruem o trato urinário. Já abriu longitudinalmente ou perpendicularmente muitas centenas de artérias grandes e pequenas; muitas normais, muitas enfermas pelo estreitamento; muitas obstruídas por placas ateroscleróticas, hemorragia intraplaca, colesterol, trombo e calcificação; especialmente as artérias dos corações, cérebros, pescoços, peitos, barriga, pernas. Isso é muito ruim!

 

A ciência médica está evoluindo muito nessa área e pesquisando os riscos e benefícios de se fazer reposição de cálcio no organismo. A relação da vitamina D, vitamina K2 e o cálcio, pode ser uma verdadeira chave para a melhor compreensão da calcificação prejudicial como nas artérias e rins, e da calcificação boa para manter a saúde dos nossos ossos.

 

 


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?