00:00
21° | Nublado

MEDICINA PREVENTIVA
Consumo de frutas frescas e a prevenção de doenças cardiovasculares

O maior consumo de frutas foi associado com valores mais baixos de pressão arterial e níveis mais baixos de glicose no sangue (Foto: Reprodução)

Publicado em 22/11/2016

Comer frutas frescas diminuiu o risco de doença cardiovascular em adultos chineses, mostrou o estudo The China Kadoorie Biobank Study, publicado na revista New England Journal of Medicine, em abril deste ano. A doença cardiovascular é uma das principais causas de morte prematura e incapacidade no mundo, sendo responsável por mais de 17 milhões de mortes anualmente. O baixo nível de consumo de frutas é um importante fator de risco.

O estudo mostrou que 18% dos participantes relataram comer frutas frescas diariamente. Este grupo foi comparado com um grupo que relatou comer frutas frescas raramente ou que nunca as comia. O primeiro grupo mostrou um nível de pressão arterial sistólica mais baixo e também a glicose sérica de jejum mais baixa, resultados estatisticamente significantes. Além disso, houve redução significativa de morte cardiovascular, de eventos coronarianos maiores, de acidente vascular cerebral isquêmico e acidente vascular cerebral hemorrágico. O estudo mostrou ainda que houve uma forte tendência de redução desses eventos proporcional à quantidade de frutas consumidas.

Essas reduções foram similares nos dez estudos feitos por região e nos subgrupos de participantes definidos por características basais. Os autores concluíram que um nível mais alto de consumo de frutas por adultos chineses foi associado com valores mais baixos de pressão arterial e níveis mais baixos de glicose no sangue. E, largamente independente destes e outros fatores dietéticos e não dietéticos, foi associado com riscos significativamente menores de morte cardiovascular, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico e acidente vascular cerebral hemorrágico.

 


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?