00:00
21° | Nublado

LUZ DO SOL
Um colorido intenso e sedutor realça as coleções de verão 2016


Publicado em 18/09/2015

Arte pop fashion 

Amarelo, rosa, azul-piscina e vermelho, em couro liso ou verniz, e ainda estampas florais e jeans. Estes são alguns dos grandes destaques do Verão 2016 da Raphaella Booz. A apresentação das novidades aconteceu durante coquetel na loja do Shopping Iguatemi, com muita movimentação, repercussão em redes sociais, e a surpreendente fabricação ao vivo de bolsas que foram sorteadas durante o evento. “Me inspirei numa ativação idêntica promovida pela Gucci na Printemps”, revela Cláudio Booz, diretor criativo da marca catarinense que fabrica em torno de 60 mil pares de calçados por mês, referindo-se à grande loja de Paris. Com a produção centralizada na fábrica, em São João Batista, ele vê, orgulhosamente, a Raphaella Booz conquistar espaços internacionais. Suas coleções já estão em Nova York, Milão, Paris, Lisboa, entre outras cidades mundo afora, levando o conceito daqui e tendo como retorno impressionante aceitação.

Feito à mão 

Hector Albertazzi, joalheiro e designer de bijuterias de luxo, passou por Florianópolis rapidamente. Veio a convite da equipe da butique Strass Acessórios e Roupas, no centro da cidade, para um bate-papo com clientes e interessados por moda, falando sobre o seu trabalho e mostrando, na prática, como se faz um belo colar. Albertazzi tem ateliê em São Paulo, onde desenha e produz artesanalmente os acessórios com metais banhados a ouro, pedras semipreciosas e cristais. Faz anéis, colares, brincos, pulseiras autorais que são comercializados nas suas lojas nos shoppings JK Iguatemi e Pátio Higienópolis, em duas das regiões mais nobres da capital paulista. Tem ainda um corner na badalada Rua Oscar Freire – junto ao seu showroom – e distribui para diversas multimarcas pelo Brasil.

Jardim de mão

Laci Baruffi se inspirou no próprio jardim de casa para criar uma coleção que tem tudo para chamar – e muito! – a atenção. A designer de bolsas e acessórios imprimiu em algumas de suas peças da coleção de Primavera, flores, também em couro, delicadamente recortadas e aplicadas sobre a parte externa e frontal, garantindo um efeito charmoso e sedutor na linha que ela batizou de Giardino. As primeiras bolsas já estão sendo exibidas na vitrine da sua loja no Shopping Beiramar e são mesmo irresistíveis.

A moda em debate

Balneário Camboriú recebe nos dias 29 e 30 deste mês, a conferência "O Negócio da Moda”. Este é um movimento que traz conteúdo relevante e qualificado para profissionais do setor, com a intenção de compartilhar conhecimento e provocar troca de experiências e vivências. Como convidados especiais o CEO do Grupo Luminosidade, Paulo Borges, criador da São Paulo Fashion Week, e os estilistas Ronaldo Fraga e Fernanda Yamamoto. Participam também Marcelo Caetano, da revista Venda Mais, Renata Piza, editora-senior da Elle, e os jornalistas catarinense Estela Benetti, Laura Coutinho e Cristiano Santos, entre outros, para os diversos painéis. O Grupo Almeida Júnior e a DVA Automóveis - Mercedes-Benz são patrocinadores do evento que trará ainda Clau Cicala, surface designer. Além de falar sobre a estamparia como identidade de marca, ela também vai plotar um automóvel com estampa autoral. O carro, personalizado, ficará exposto no lounge Mercedes-Benz by Clau Cicala, onde acontecerão os coffee-breaks.

A vez dos têxteis

O colorido desta temporada de primavera-verão vai sair do armário e enfeitar também os ambientes. A moda influencia os setores de decoração e as indústrias têxteis investem direitinho nos mesmos conceitos para a produção dentro de casa. Basta ver alguns dos mais recentes lançamentos da catarinense Karsten para se certificar. A fábrica de tecidos criou uma linha com cores vibrantes, florais e estampas geométricas inspirados na cultura Andina (pode ser conferida em matéria da página 4 do caderno Arquitetura & Decoração desta edição). Absolutamente sedutora. A marca que até então comercializada seus produtos em lojas de departamentos e de produtos de cama, mesa e banho, agora abiu uma loja de fábrica em Barreiros.