00:00
21° | Nublado

Inteligência artificial
Avanços tecnológicos que podem mudar a medicina

Sensores portáteis monitoram desde frequência cardíaca até níveis de glicose no sangue (Foto: Divulgação)

Publicado em 21/03/2017

Ela está começando a acompanhar os nossos passos em muitas áreas da nossa rotina diária e a demonstrar os tipos de impacto que poderá ter dentro da medicina. A extraordinária capacidade da inteligência artificial de interpretar com precisão lâminas de tecidos na patologia, lesões de pele e imagens da retina dos olhos tem sido demonstrada recentemente. Leia aqui outras colunas do Dr. Jammil.

Muitas empresas iniciantes estão investindo e trabalhando com aplicações de inteligência artificial dentro da área da saúde. E muito mais, há o envolvimento de gigantes da tecnologia como a IBM, Apple, Google e Microsoft, que estão fazendo grandes investimentos com inteligência artificial na área médica. Uma recente apresentação filmada na Universidade da Carolina do Norte sugeriu que a inteligência artificial poderia encontrar uma terapia baseada em evidências para 30% dos pacientes com câncer, que não foi identificada por seus oncologistas.

Sensores avançados aderidos à pele

O último ano caracterizou-se por um notável progresso na tecnologia de sensores portáteis com características flexíveis, que enviam dados para impressoras e funcionam até sem bateria. Cada vez mais monitoram medidas fisiológicas como o ritmo e a frequência cardíaca, químicas (incluindo níveis de glicose, etanol e lactato) e o meio ambiente (como exposição a raios ultravioleta).

Biópsia líquida para detecção de câncer

Importantes estudos de validação do DNA circulante versus biópsia de tecido sólido foram publicados, e o número de empresas que perseguem esse objetivo, com sequenciamento direcionado do tDNA, agora se expandiu para mais de 50. A extensão de genes sequenciados relacionados ao câncer, em amostras de sangue, tem crescido substancialmente. Novos participantes nesse campo incluem as empresas Grail e Cirina, que estão realizando estudos para detectar o câncer em grandes cortes de pessoas saudáveis, usando tDNA ou metilação do tDNA.

Resta saber se uma biópsia líquida fornecerá uma detecção acurada em indivíduos assintomáticos, pois os benefícios em relação à biópsia de tecido sólido para pacientes com diagnóstico presuntivo ou sob vigilância são especialmente atraentes (menos gastos, menos riscos e desconforto e possivelmente mais representativos do processo biológico do câncer), sobrepujando a heterogeneidade da biópsia de tecido sólido.

Centro médico virtual para monitoramento remoto (hospital sem leitos) e o rápido crescimento da telemedicina

Em St Louis (EUA), o centro médico Mercy Virtual possui 330 profissionais de saúde supervisionando remotamente, em tempo real, milhares de pacientes. Paralelamente, a ascensão da telemedicina para consultas médicas ambulatoriais está crescendo muito rapidamente.

Fonte de referência: Eric J. Topol, MD/Medscape

 


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?