00:00
21° | Nublado

Hábito de beliscar entre as refeições: como evitar?

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 07/01/2022

Quem nunca experimentou esse hábito, não é mesmo? Pode ser na fase da TPM, ou na véspera das provas, ou outra  situação e até mesmo em época de pandemia.

É comum e já se transformou em um habito para algumas pessoas. Na maioria das vezes, a fome, qquando vem a vontade de beliscar, pode ser resultado de uma alimentação pouco saudável e nutritiva ou restritiva. 

Outro provável motivo para a vontade de beliscar é a fome emocional - ou fome psicológica –, que ocorre quando um indivíduo se alimenta para satisfazer algum vazio interno, como aliviar estresse, tristeza, solidão, tédio ou raiva. Dessa maneira, o alimento se torna um refúgio para lidar com essas emoções. Ela acontece quando resolvemos devorar uma barra de chocolate porque estamos tristes, atacar um pacote de pipoca para aliviar as tensões ou até beber várias latas de cerveja para comemorar uma conquista.

Se raro, esse costume pode fazer parte de uma dieta equilibrada. Mas quando o hábito se torna frequente (você percebe, por exemplo, que recorre às “beliscadas” nada saudáveis para esquecer as emoções), ele pode levar ao aumento de peso e aos transtornos alimentares.

Aqui estão algumas dicas para evitar os beliscos entre as refeições:

- Avalie se a quantidade de água que você ingere está adequada durante o dia;

- Procure ter uma alimentação saudável;

- Faça refeições regulares;

- Procure consumir mais fibras, ou seja, cerais integrais, frutas, hortaliças. Esses alimentos promovem mais saciedade;

- Pratique atividade física regular para melhorar o humor e bem estar; 

- Coma devagar, apreciando sua refeição para ter mais prazer;

- Preste atenção aos sinais de fome e saciedade;

- Faça uma lista de compras saudáveis e evite comprar guloseimas que favoreçam os beliscos;

- Avalie como está a sua rotina, pois muitas vezes alguns hábitos afetam a saúde física, mental e emocional. Que tal praticar um hobby?

- Evite o estresse.

Conecte-se com o seu corpo e preste atenção às suas necessidades: alimentação saudável com alimentos frescos e caseiros, respeitando a fome e a saciedade; hidratação adequada; e rotina do sono, se atentando se está dormindo o suficiente.

Sinta-se em paz com a comida e o seu corpo.

Se está se sentindo perdido (a), procure ajuda de um nutricionista para traçar estratégias para a sua alimentação ser mais prazerosa, sem estresse e sem culpa.

Contato: mcmnutri@gmail.com

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!