00:00
21° | Nublado

Geriatria e o verão

Foto: Reprodução

Publicado em 17/11/2016

Nesta edição abordaremos um assunto muito importante que são os nossos velhinhos. Cães de portes diferentes têm seus metabolismos referentes ao envelhecimento distintos uns dos outros. Os de menor porte entram na idade considerada geriátrica mais tarde, por volta dos 10 anos, e os cães de maior porte por volta dos 7 anos. Existem variações difíceis de mensurar nos cães de médio porte, mas os consideramos geriatras nestes casos por volta dos 9 anos.

Esses pacientes precisam de cuidados redobrados no verão, principalmente porque as trocas de temperatura corporal se dão principalmente através do sistema respiratório, e os velhinhos podem apresentar um déficit cardiopulmonar, prejudicando a perda de calor, tão importante na estação mais quente do ano. A hidratação é de suma importância, pois ao sabermos que mais da metade do nosso corpo é composto por água, alguns sintomas, como desmaios, tonturas, mal estar com vômitos e taquicardia podem aparecer de forma assustadora. Para os cães que moram nas áreas externas das residências, é necessário instalá-los em locais frescos e com sombra durante o dia todo, com acesso à água limpa e que também não fiquem ao sol.

A alimentação antes de qualquer passeio deve ser mais suave e evitar horários de pico do sol. E não esqueça que os geriatras já necessitam de rações especiais, que contenham um equilíbrio de nutrientes um pouco mais elaborado. Uma dica importante para o cuidado com os cães que sofrem mais com o calor, é: se ele por ventura passar mal por aumento da temperatura corporal, tente resfriá-lo com água rapidamente. Uma garrafinha de água gelada direto no pescoço ajuda bastante!

Na rotina, ao passear com o velhinho, procure fazer trajetos mais curtos e que não se afastem muito de casa, sinta o andar dele, disposição e vontade de brincar. Isso vai lhe mostrar até onde ele pode ir. Sempre é interessante fazer os exames de rotina nos pacientes velhinhos, para identificar se o mesmo pode ter um passeio mais tranquilo e evitar surpresas desagradáveis. Converse com o médico veterinário e ele deverá pedir exames complementares de rotina de acordo com o caso.

Da redação


Sobre o autor

Marcelo Puls da Silveira

Marcelo é veterinário da clínica Santo Chico


Ver outros artigos escritos?