00:00
21° | Nublado

Fazer exercício físico é seguro?

(Foto: Divulgação)

Publicado em 22/12/2017

A prática regular de exercícios físicos ao longo de meses ou anos pode produzir importantes ganhos para a saúde e a longevidade. Baseado nessa conclusão, o Governo dos Estados Unidos lançou, ainda em 2008, um conjunto de diretrizes para serem amplamente divulgadas à população.

A premissa básica sobre a qual foram baseadas essas recomendações é a de que “os benefícios advindos da prática de exercícios superam, de longe, a possibilidade de eventuais riscos”! Assim,  para a pergunta se praticar exercícios é seguro, a resposta é sim! Há muitas opções extremamente seguras e muito eficazes.

Adicionalmente, esse guia traz um resumo dos principais benefícios, de acordo com rigorosa análise científica e sobre quantidades e tipos de exercícios:

A prática de exercícios reduz o risco de muitos problemas de saúde;

Algum exercício é melhor do que nenhum;

Para a maioria dos problemas de saúde, benefícios adicionais ocorrem à medida em que aumenta a frequência, a intensidade ou a duração;

A maioria dos benefícios ocorrem com, ao menos, duas horas e meia por semana. Benefícios adicionais ocorrem com mais exercício;

Tanto exercícios com predominância aeróbica quanto de fortalecimento são benéficos;

Melhoras na saúde são observadas tanto em crianças e adolescentes quanto em adultos, incluindo pessoas de meia-idade e idades mais avançadas. Isso em todos os grupos étnicos.

Os benefícios do exercício também ocorrem em pessoas com deficiências.

Nesse documento estão incluídas diretrizes para aumentar a segurança ao praticar exercícios. Algumas são destacadas aqui:

Compreender os riscos e estar confiante de que o exercício é seguro para a maioria das pessoas;
Escolher exercícios que são apropriados para seu condicionamento atual e seus objetivos. Há atividades que são mais seguras que outras;
Aumentar gradualmente a duração e/ou a intensidade dos exercícios;
Utilizar sapatos e roupas apropriados para cada tipo de atividade, bem como equipamentos de proteção quando necessário. Escolher locais seguros para fazer exercícios;
Estar sob atenção de algum médico e manter em dia os exames caso estejam presentes sintomas crônicos.

Portanto, se você tem vontade de começar, não adie mais! Coloque seu tênis e corra para a academia, para o parque, aproveite a praia para nadar, se puder! Caso precise de ajuda e orientação para descobrir qual modalidade vai te encantar, profissionais altamente qualificados estão aqui na BetterYou para que você desenvolva autonomia e autoconfiança, mesmo que seja iniciante e independente da fase da vida em que está! A hora de gostar de exercício é agora!