00:00
21° | Nublado

Cuide bem do seu fígado
Saiba o que é e como prevenir a cirrose hepática

É preciso ficar atento às causas da doença e preveni-la, pois seus sintomas podem demorar a aparecer (Foto: Reprodução)

Publicado em 26/03/2019

A cirrose hepática é uma doença que evolui com a fibrose do tecido funcional do fígado. O tecido normal do fígado tem uma capacidade de regeneração muito elevada mesmo após seguidas lesões por diversas causas. Mas, após um grande número de lesões e regenerações, o tecido hepático acaba formando um tecido cicatricial denominado fibrose. Quando isso acontece, ele perde as suas funções e evolui para um quadro de insuficiência hepática, quando o fígado deixa de funcionar normalmente.

Algumas pessoas portadoras de cirrose não apresentam sintomas em sua fase inicial. Porém, após um período, podem aparecer edema no abdôme e nas pernas, acúmulo de líquido nos pulmões e  sangramento de varizes do esôfago, dificuldade para respirar, cansaço e sensação de peso no abdôme, distúrbios do sono, pele e branco dos olhos amarelados devido à icterícia. Além disso, podem ocorrer períodos de confusão mental de forma abrupta e o paciente pode entrar em coma por encefalopatia hepática e distúrbio eletrolítico. Além disso, a cirrose hepática faz a pessoa ficar mais vulnerável a infecções e aumenta o risco de câncer do fígado.

Causas de cirrose hepática:

As pessoas que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas apresentam um risco maior de desenvolver a cirrose, porém, a doença pode acometer também quem faz seu uso moderado. As pessoas contaminadas com o vírus das hepatites B ou C, que entraram em contato com seringas contaminadas ou se relacionaram sexualmente com pessoas infectadas, têm risco aumentado de desenvolver a doença. A hepatite gordurosa não alcoólica,  mais comum em pessoas obesas ou com diabetes, também pode causar cirrose.

Testes para o diagnóstico de cirrose

O diagnóstico da cirrose pode ser feito através de biópsia do fígado. No entanto, exames de sangue podem detectar qual é a causa da doença e exames de ultrassom ou ressonância magnética do fígado podem mostrar outros sinais relacionados a ela. 

Previna-se!

- Evite o uso abusivo do álcool;

- Converse com o seu médico antes de tomar algum medicamento que você não conhece. Anti-inflamatórios e o analgésico paracetamol, se usados em dose excessiva, podem causar lesão hepática;

- Algumas ervas medicinais, suplementos alimentares ou outros medicamentos também podem causar lesão no fígado;

- Vacine-se contra a hepatite B se você ainda não é vacinado.


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?