00:00
21° | Nublado

Cuidados com os pets no outono/inverno

(Foto: Divulgação)

Publicado em 24/04/2017

Assim como os seres humanos, os animais podem sofrer com alguns problemas de saúde com a chegada das baixas temperaturas e tempo seco do outono/inverno. As doenças articulares crônicas podem apresentar piora no quadro de dor durante esta época do ano, pois o corpo tende a forçar mais os músculos com o objetivo de produzir mais calor e diminuir a sensação de frio. É comum também os cães terem erupções alérgicas na pele. Em alguns casos, se você observar que o seu cão espirra muito, começa a bufar, ronca e dá sinais de coriza, ele pode ter desenvolvido uma alergia ou rinite. Nesses casos é imprescindível consultar um médico veterinário.

Durante essa época, os problemas nos olhos dos animais também aumentam. O tempo seco reduz a quantidade de lágrimas produzidas, deixando-os mais vulneráveis à poluição, aos vírus e às bactérias. Por isso, é muito importante manter a higiene da região dos olhos sempre em dia. A infestação de carrapatos nos cães é outra situação típica do outono. Ela acontece porque os gramados ficam mais secos, favorecendo consideravelmente a multiplicação da população desses insetos. Portanto, mantenha seu companheiro afastado dos gramados, pelo menos nesse período. Leia a última coluna aqui. 

É ideal agasalhar bem os cães, principalmente aqueles com o pelo curto, com uma roupinha confortável, além de reservar um espaço aconchegante e protegido para eles dormirem, que seja livre de correntes e exposição ao sereno. No caso do banho, evite os horários muito cedo da manhã ou à noite, lembrando de secá-los somente com o secador. É importante lembrar ainda que, mesmo com o clima frio, é essencial manter o mesmo ritmo de passeios das estações mais quentes.

Clínica Santo Chico
www.santochico.com.br
santochicojurere@yahoo.com.br

 


Sobre o autor

Marcelo Puls da Silveira

Marcelo é veterinário da clínica Santo Chico


Ver outros artigos escritos?