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Cosméticos veganos a preços acessíveis são o caminho para um futuro sustentável
Não se trata apenas de uma mudança nos produtos, mas uma transformação integral na abordagem empresarial

Projeção de crescimento de cosméticos veganos até 2028 é US$ 24,79 bilhões (Crédito da foto: Freepik)

Publicado em 12/04/2024

É possível perceber com o passar dos anos que os consumidores foram mudando e empresas de todos os setores acompanharam as novas demandas, inovações e foram se reinventando. Para o segmento de cosméticos não foi diferente, afinal, eles passaram a fazer parte da rotina das pessoas com maquiagens, perfumaria, cuidados faciais e corporais etc. Começou a existir uma preocupação em consumir e vender de uma forma mais consciente, ou seja, produtos que não façam mal ao meio ambiente, aos animais ou ao nosso organismo, o que motivou a produção de itens sem origem animal e livres de crueldade, fórmulas sem parabenos e triclosan, embalagens recicláveis e descarte responsável, que consiste em políticas de descarte ou refil, por exemplo.

Em meio aos problemas climáticos como recordes de secas, chuvas intensas, ventanias de alta intensidade e ondas de calor extremo, que estamos enfrentamos ao redor do mundo, parte da população tem se conscientizado acerca da sustentabilidade, com isso, os cosméticos veganos atraem pelo que podem oferecer ao meio ambiente. Segundo pesquisa da Nielsen, empresa global de informação, dados e medição germânico-americana, 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente e 30% dos entrevistados estão atentos aos ingredientes que compõem os produtos. Além disso, o estudo mostra que as pessoas estão mais conscientes também, 58% não compram produtos de empresas que realizam testes em animais.

Os números não mentem, os cosméticos veganos tem crescido em ritmo acelerado mundialmente, como prova, esse mercado movimentou US$ 12,72 bilhões em 2020 e tem projeção de atingir US$ 24,79 bilhões até 2028, segundo relatório da Fortune Business Insights. Esses números revelam não apenas uma tendência do momento, mas um movimento que veio para ficar, se considerarmos que o estilo de vida que muitos têm buscado ao comprar um produto e se atentar a responsabilidade socioambiental da marca. 

Estamos presenciando uma revolução marcante, conforme análise da agência Market Research Future, o mercado global de produtos livres de crueldade animal pode atingir US$20,8 bilhões até 2025. Os dados falam por si, cresce em ritmo acelerado a compra e venda responsável. Para começar a desenvolver essa responsabilidade ao consumir é preciso analisar alguns fatores na hora da compra como para onde vai o lucro, por isso, escolha empresas que possuam práticas que correspondam aos seus valores.

Abandonar os produtos de origem animal não apenas adere aos princípios de compaixão e sustentabilidade, mas também desempenha um papel significativo na preservação dos recursos hídricos, ao reduzirem o consumo de água na produção e reduzir o impacto ambiental associado à fabricação de produtos. Essa transição representa um passo considerável em direção a uma revolução na indústria e no compromisso com a pauta ESG.

 

 

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Fonte: Yes Comestico

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