00:00
21° | Nublado

Como o colchão pode influenciar na qualidade de vida
Modelo ideal deve oferecer relaxamento e suporte ideal à coluna pode influenciar no cotidiano, diz especialista

Aos que dormem acompanhados, os colchões de tamanho queen e king são os mais indicados, por serem mais espaçosos. (Crédito da foto: Divulgação)

Publicado em 12/04/2024

Considerado um dos pilares fundamentais para a saúde e o bem-estar, o sono vai muito além do que um simples descanso. E para garantir que esse período seja de qualidade – o que é essencial para que se cumpram todos os seus benefícios – muitos fatores devem ser levados em conta, tanto em aspectos que envolvam as práticas de higiene do sono, quanto em termos de ambiente e conforto, como é o caso do colchão. De acordo com Vanessa Ferraz, head de e-commerce da BF Colchões, a escolha do colchão adequado pode influenciar de várias maneiras em um sono reparador.

“O melhor colchão é aquele que atende as preferências e necessidades de cada um. No entanto, ele deve garantir o conforto e o relaxamento de várias formas, oferecendo o suporte adequado à coluna, reduzindo os pontos de pressão em áreas como ombros, quadris e joelhos, e isolando os movimentos, no caso dos que dormem com seus parceiros”, explica a especialista.

Os benefícios do sono

Aliado a uma dieta adequada e à prática de exercícios, o sono desempenha diversas funções, como a restauração e reparo do organismo e seu sistema imunológico, a consolidação da memória, o equilíbrio emocional, o desempenho físico e mental, a boa saúde cardiovascular e a regulação do peso corporal.  Portanto, investir na qualidade do sono tem reflexo direto na qualidade de vida.

Segundo o fisioterapeuta do centro integrado Clinisport, Mauri Oliveira Brito Júnior, o ato de dormir deve levar em conta inúmeras ações, como as que fazem parte da higiene do sono. Mas quando não nos atentamos ao nosso ambiente e ao nosso conforto, esse tempo de qualidade pode estar comprometido. “Pessoas com uma rotina agitada, por exemplo, podem optar por colchões revestidos com tecnologia de fios de carbono, que ajudam a dissipar a energia estática do corpo, contribuindo para a recuperação física e a redução dos níveis de stress”, destaca o profissional.

Como escolher o colchão ideal

Diante de tantas opções, a escolha do colchão ideal pode ser um desafio. Mas segundo a especialista da BF Colchões, levar em conta alguns pontos como o tamanho, densidade, tipo de conforto e as certificações de qualidade, pode ajudar neste processo e contribuir para que as noites de sono sejam cada vez mais revigorantes e melhor aproveitadas.

“Quanto à densidade, deve se levar em conta o peso e a altura das pessoas que irão utilizar o colchão. Quem pesa entre 70 e 100 quilos, por exemplo, deve procurar por um colchão com densidade a partir de 33”, aponta Vanessa. Sobre o tipo de conforto, existem desde os colchões de nível macio para os que gostam da sensação de dormir nas nuvens, até o nível intermediário, que alia alto nível de conforto e sustentação ideal para a coluna, e as opções mais firmes e extrafirmes, como os ortopédicos

Ainda de acordo com a especialista, ao escolher um colchão, avaliar os selos de certificação é extremamente importante. Além do INMETRO, uma certificação obrigatória aos colchões comercializados no Brasil, Vanessa destaca o selo do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), o único selo pró-espuma que atualmente tem sob sua chancela apenas seis fabricantes – entre elas a BF Colchões - em todo o país.

 

Da redação

Fonte: BF Colchões

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045