00:00
21° | Nublado

Coluna Maristela Amorim – 2ª quinzena de setembro/2017

(Crédito de foto: Giampaolo Sgura)

Publicado em 26/09/2017

Jardim zen

A primavera sempre chega com aura de tropicalismo, envolta em estampas de flores, folhas e pássaros. Mas a cada temporada, com gratas surpresas. Desta vez o colorido tradicional abre espaço para mais suavidade e delicadeza, com elementos orgânicos da natureza que se traduzem na descontraída coleção Sunrise Garden, da Colcci.

Bordados foram eleitos para lembrar o perfume e a delicadeza da fauna e da flora de um jardim botânico dos sonhos, assim como tecidos delicados e fluidos como linho e tule combinados com influências esportivas. O Jeans, claro, segue como palavra-chave da marca com interferências sobre o denim em bordados e bainhas desfeitas, além das lavagens bem escuras e mais calmas que chegam para reforçar outro must have da temporada, as peças com lavanderia clara.

Arte final

As bolsas Charlotte impressionaram muito bem. Com estrutura sofisticada, mas em material de aura esportiva – um mix de poliéster com elastano e resina de PVC que lembra o neoprene –, são muito interessantes, instigantes e versáteis. O tom é absolutamente contemporâneo, intensificado pela cartela de cores que brinca com 13 variações a partir do vermelho, rosa, roxo, verde e azul. Tem umas nuances em cinza, também, que imprimem uma postura mais chique. Em três versões, os modelos são produzidas aqui em Santa Catarina, por empresários italianos, que promoveram o lançamento nacional em Florianópolis, com coquetel na loja b.shoes, no Beiramar Shopping, onde elas estão à venda.

Simplesmente chique

Crédito de foto: Emanuele Lazzari

Reconhecer seu estilo e fazer bonito, sem precisar expor grifes, traduz a simplicidade como essência para a sofisticação. Quem participou do talk com a consultora de imagem Consuelo Blocker com certeza levou para casa esta lição. Com muitas seguidoras em Florianópolis, a famosa filha da dama da moda Costanza Pascolato, queria muito vir para cá. E, em contato com Tida Zanatta, alinhou a agenda e foi recebida com todo o esmero. O encontro aconteceu na Loja Tida do Beiramar Shopping, com bate papo seguido de dicas sobre como se vestir e ainda incrementar os looks com lenços e acessórios. Perfeito para quem segue a moda com maturidade e inteligência. E nós só temos a agradecer. 

Na prancheta

Moda e arquitetura têm mesmo muito a ver e sempre estão juntas de alguma forma nas mostras de decoração. Nesta edição da Casa Cor, Mariana Pesca e Elisa Lacerda criaram o descolado Escritório da Influenciadora Digital, levando em conta o poder de sedução de novas profissões como esta, e abrindo espaço para criadores locais com suas marcas em roupas, calçados e acessórios expostos. E também no mobiliário, como a incrivelmente confortável poltrona desenvolvida pelo escritório de arquitetura realçando o tear no assento e no encosto em forma de rolos. Rose Campos, por sua vez, assina a Sala Nobre de Jantar. O ambiente é clássico, chique. Referência que ela transferiu para o próprio figurino. Destaque para o redingote de alfaiataria de vanguarda usado na noite de inauguração da Casa Cor, criação de Eduardo Azevedo, com recortes e assimetrias numa composição perfeita!

Oficina de ideias

Qual é o negócio da moda? Profissionalizar ainda mais o setor que mais emprega mão de obra feminina no Brasil, que no ranking geral só perde para a construção civil e que é muito mais que vitrine ou look do dia. Assim, compartilhar conhecimento é o grande trunfo do ONDM, um dos maiores eventos do setor, que acontece anualmente em Camboriú, reunindo talentos de todos os setores do segmento. Este ano foi de 19 a 21 de setembro, com participações importantes como Sônia Hess de Souza (ex-Dudalina), Vicente Donini (Grupo Marisol), Rosáli Del Gáudio (C&A), Lorena Botti (Vicunha), entre outros, além de jornalistas, estilistas e até o rapper Emicida que veio falar do seu Laboratório Fantasma – um grande case de sucesso na economia criativa. A cada ano o ONDM se firma mais, merecendo os aplausos por falar de moda de um jeito muito importante.