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Coluna Maristela Amorim - Novembro/2019

Foto: Fabricia Pinho

Publicado em 21/11/2019

O luxo à beira-mar (Foto: Fabricia Pinho)

Trajes para o passeio de barco, para a festa de fim de tarde nos beachclubs ou até para um jantar mais descontraído. Ah! E confortáveis para o banho de mar também. A linha resort mudou completamente o conceito de roupa de praia, apresentando composições interessantes, que trazem o descompromisso típico do verão, mas com uma sofisticação toda própria. Maiôs e biquínis assumem formas maiores, com design elegante e requintado. E as saídas de praia, um capítulo à parte. Feito saia ou vestido, deixam a beira do mar tranquilamente para qualquer outro compromisso, mesmo os mais exigentes. Para isso, basta trocar os acessórios. Carol Kucher, catarinense de Blumenau, apresentou a sua coleção no Espaço Stela Knabben e comprovou. As criações têm estampas exclusivas, modelagens confortáveis e combinam a malha da roupa de banho com as sedas para o pós praia. Um luxo possível e irresistível.

Arco-íris

As cores intensas vão dar o tom do verão. Roberta Escher e Aline Callai, sempre atentas aos movimentos internacionais, confirmam que a temporada chega iluminada, com o amarelo como uma das apostas mais fortes. Estampas alegres, muito amarelo, verde, vermelho e azuis em várias tonalidades; babados, modelagens folgadas, saltos baixos e bolsas descontraídas – realçando tramas artesanais e palha -, estão entre os itens e detalhes mais festejados. O neon também tem seu lugar ao sol, e não é para menos. O verão chega embalado no ritmo dos anos 1980, uma das décadas mais reluzentes da história da moda.

Moda experimental

A universidade é, por si só, um palco plural. Característica que pode ficar ainda mais evidente quando incentivada na sua essência. E foi isso o que aconteceu nesta edição do OCTA Fashion, o tradicional desfile de formatura do curso de Design de Moda. Foram apresentadas minicoleções de 31 estudantes, que mergulharam no sentido mais intenso da proposta, trabalhando a pluralidade em exaustão nas suas criações – ultrapassando os limites de estilo, formas e materiais, amaprados, ainda por pilares de sustentabilidade e de tecnologia. O resultado, como sempre, é surpreendente. É claro que ali não estão roupas convencionais, mas ideias que refletem o tanto de criatividade de cada um.

Boas compras

A democratização da moda, o sentido atemporal e a possibilidade de fazer grandes achados em brechós e em centros de compras especializados em coleções passadas, vem de encontro a uma nova proposta de economia circular. Ou seja, dar novo sentido ao que poderia estar fadado ao descarte. Assim, os outlets estão conquistando seu lugar e atraindo compradores que gostam, sim, de andar na moda. Mas que sabem tirar bom proveito das oportunidades. Grandes marcas já abriram suas lojas em shoppings que seguem este padrão. A mais recene foi a La Moda, empresa que detém as marcas Lança Perfume, My Favorite Things (MyFT) e Enna. O grupo acaba de abrir sua primeira loja num outlet em Santa Catarina, o iFashion, em Tijucas.

Perfume de verão

Para quem ficou com saudade, a L’Occitane en Provence está relançando a linha de perfumaria e cuidados com a pele, desenvolvida quatro anos atrás por Olivier Baussan, criador da marca francesa de cosméticos, em parceria com o chef francês Pierre Hermé – considerado o Picasso da confeitaria. Em edição limitada, as coleções de fragrâncias complexas e cheias de personalidade - Jasmim Immortelle Néroli, Grapefruit e Ruibarbo e Mel e Mandarina - são consideradas por seus criadores memórias vivas do Mediterrâneo, especialmente de Córsega, a Ilha da Beleza. Com receitas especiais, exalam sensualidade e frescor, ingredientes perfeitos para traduzir o clima da estação.