00:00
21° | Nublado

Coluna Maristela Amorim - Julho/2019

Rina Lab: força feminina e sustentabilidade (Crédito: Divulgação)

Publicado em 23/07/2019

Moda colaborativa 

Beatriz Freitas Ribeiro e Camila Yumi Kawata, formadas em Design de Moda pela Udesc, tiveram uma grande ideia ao abrir um espaço como o Local Colab, na Agronômica. Ali elas dão voz ao design local e autoral de mulheres que empreendem no setor. São 14 marcas que expõem roupas, acessórios, cosméticos e itens de decoração, a maioria de Florianópolis, mas também de Gaspar e de Massaranduba. Beatriz e Camila, que têm também a marca de moda feminina Rina Lab (na foto em produção com Anthea Intimates), estão abertas a outras propostas, desde que estejam alinhadas com o modelo de negócio colaborativo e com o conceito do projeto - de empoderamento feminino, independência e liberdade da mulher, e moda com responsabilidade. Até agora, além da Rina Lab, participam do Local Colab as marcas Anthea Intimates, Ateliê Ro Fumagalli, Atelier 4797, Be.Cult, Cora Oestrem, Cores e Mores, Donatelo Eco, Leve Ser Cosméticos, RV Swimwear, Sabrina Melo, Serafina Slow Fashion, The Lilled Small Town e Vanille.

Retratos de moda 

Os traços vigorosos de arte de rua característicos na obra de Franco Maestri estão deixando as superfícies convencionais para sair por aí. Tendo o rosto feminino como marca registrada, o artista visual autoditada está se lançando em uma nova investida, pintando costas de jaquetas jeans e estreando no universo da moda com peças exclusivas. As primeiras delas estão saindo do cavalete e ele começa a expor nas suas redes sociais e em eventos específicos, chamando a atenção e conquistando ainda mais admiradores. Para conhecer melhor a sua arte, vale entrar no Instagram @francoartmaestri ou visitar o site francomaestri.wordpress.com. As peças podem ser feitas por encomenda. 

Bailado 

As saias desceram a bainha e agora, além de mais compridas estão assimétricas. Inspirados em lenços, os modelos brincam com movimentos interessantes e imprimem uma nova leitura para o look. Este modelo (foto) é da coleção de Alto Inverno da Dimy, marca catarinense que aposta em peças que transitam em diversas ocasiões. A ideia é aproveitar ao máximo o investimento, para que a roupa vá ao trabalho, ao happy hour, jantar com amigos e até ao lazer do final de semana. Afinal, esta é a nova ordem, com base no consumo consciente. Para esta coleção a Dimy focou numa alfaiataria repaginada, com influência nos anos 1990, o que reflete em estampas em xadrez, calças clochard, trench coats, e outras peças que remetem àquela década. Na cartela de cores, preto, azul marinho e uma pitada multicor.

No compasso do conforto 

Se a temporada é de revival dos anos 1990, as papetes têm lugar garantido na temporada, mas em versões bem contemporâneas. Olha só esses lançamentos da Activitta, as chamadas dad sandals, para looks de streetstyle. O design realça linhas esportivas, em propostas versáteis, ergonômicas e confortáveis. São modelos que assumem a arte final em várias composições, e vão fazer mais sucesso ainda quando os termômetros trouxerem de volta as temperaturas mais amenas.

Aprendendo com Glória Coelho

Grande referência do Brasil em processo de criação, Glória Coelho vai dar uma aula que vale a pena ir a São Paulo só pra isso. Dia 31 de agosto, um sábado, a estilista divide seu conhecimento e talento no Fashion Meeting Experience, um workshop intimista, ministrado por ela mesma, mostrando como desenvolver uma coleção completa – da escolha do tema à produção do desfile -, com base nas suas sensacionais criações. O evento, com direito a certificado, acontece no Espaço Branco (Rua da Consolação, 2931), das 14h às 19 horas. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo WhatsApp (11) 98292-7530 ou pelo e-mail publico@fashionmeeting.com.br

Nas nuvens

Todos os olhares estão focando a coleção de calçados de Cris Felipetti. Ex-blogueira e consultora de imagem, a empresária mergulhou com tudo no sonho de produzir modelos não apenas femininos, elegantes e confortáveis, mas também com todo o zelo na escolha dos materiais, no cuidado com a fabricação dos modelos e na satisfação plena de quem usa. Pois não é que em pouco tempo ela já conseguiu tudo isso? Os calçados estão fazendo o maior sucesso, desde os clássicos até os que misturam materiais alternativos como o couro de pirarucu. Dia 8 de agosto, Cris Felipetti será uma das expositoras do Fashion Friends, evento que acontece na loja Kretzer da rua Barão de Batovi, com a participação também das intimates da Débora Salvadori.