00:00
21° | Nublado

Coluna Maristela Amorim - 2ª quinzena de outubro/2017

O tradicional se reinventa a partir de aplicações com recortes a laser e e modelagem contemporânea (Foto: Letícia Alló)

Publicado em 26/10/2017

A arte em couro

Foi uma grata surpresa reencontrar Luana Graziano, ex-aluna de Design de Moda na Udesc, fazendo um trabalho tão bonito. Em sociedade com Carolina Junckes, lançou a Athera, uma marca de roupas em couro que foge do convencional, mantendo a base artesanal, mas se valendo de inovação tecnológica e referências na estética e na arte. Recortes a laser, crochê, cores, estampas, bordados, texturas exclusivas são muito interessantes no resultado final. E elas buscam referências nas artes, promovendo um diálogo interessante com tendências de moda em coleções cápsulas de caráter exclusivo, ou mesmo peças personalizadas, feitas sob medida.

As fotos foram feitas na galeria Helena Fretta, contextualizando a ideia de que a arte e moda têm seu ponto de encontro na estética, materializado em algo inspirador. E o make shine de Isadora Carvalho realça a tendência que vai brilhar no verão, com gliter inclusive nos lábios - uma proposta que surgiu ano passado e que deve ganhar mais corpo na maquiagem do próximo Réveillon.

 

Arquitetura em ouro

O estilo Art Déco inspirou uma coleção que acaba de ser lançada na joalheria Bárbara K. As peças, anéis, pulseiras, colares e brincos, foram criadas pela arquiteta Roberta Zimmermann, em ouro amarelo 18k com diamantes, quartzo negro, turmalina verde. Mas também tem ousadias interessantes, como uma pulseira em couro galuchat. Geometrias, ângulos retos, linhas simples e puras, mas tudo com muita sofisticação.

 

Enjoou? Troca!

A economia de compartilhamento cresce a passos largos na moda também. A mais recente novidade vem da Farm, que fez uma parceria com o marketplace Enjoei, para dar novo significado às roupas usadas. A ideia é que os clientes levem de volta para a loja suas peças da marca em bom estado, mas que já não querem mais e, então, troquem por crédito para novas compras. A ação, chamada de Volta pra mim, acaba de ser lançada em São Paulo. Até o final do ano deve chegar ao Rio de Janeiro e, na sequência, ser implantada em todos os endereços pelo Brasil. Tudo o que for arrecadado passa por uma triagem antes de ser disposto na lojinha enju-Farm. E fica lá, novamente despertando o interesse do consumidor de achados.

 

Uma diva imortal

Foto: Rudi Bodanese

São muitas as histórias que começam a ser contadas a partir do Divas Young. As mais recentes delas são relatadas por Alexandra Candemil, advogada, mãe, autora de livro e imortalizada pela Academia Catarinense de Letras Jurídicas, que aceitou o convite e participou do ensaio fotográfico com Rudi Bodanese. O projeto Divas foi idealizado pelo cabeleireiro João Costa, do Young Beleza e Estética, para traçar um panorama da cidade de uma maneira bem peculiar, através da visão e vivências de mulheres que têm uma relação forte e até histórica com Florianópolis. O resultado do trabalho será editado numa revista colecionável, com projeto gráfico caprichado e textos cheios de conteúdos bem relevantes.