00:00
21° | Nublado

Chimarrão e os cuidados com a saúde bucal
Entenda como apreciar essa tradição cultural sem comprometer a saúde

A bebida deve ser consumida com moderação (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 03/11/2023

O chimarrão é muito mais do que uma bebida, é uma tradição profundamente enraizada no sul do Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Esta infusão de erva-mate é um símbolo cultural e um ponto de encontro para muitas comunidades, representando mais do que apenas uma bebida, mas um estilo de vida compartilhado. Seja em rodas de amigos e famílias, as pessoas se reúnem para saborear a bebida e desfrutar de momentos de conversa e convívio.

No entanto, como qualquer outra bebida, o chimarrão deve ser apreciado com moderação e responsabilidade. Consumir grandes quantidades do líquido de uma só vez, especialmente quando muito quente, pode causar desconforto e, em casos extremos, levar a queimaduras na boca e na garganta. Além disso, o chimarrão contém erva-mate, o que pode causar manchas nos dentes ao longo do tempo, especialmente se consumido com frequência.

Para o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Willian Martins Azeredo, é importante estar ciente desse efeito potencial do chimarrão, e manter uma boa higiene bucal diariamente. “Manter uma rotina regular de escovação dos dentes e agendar consultas com um dentista para procedimentos de clareamento, quando necessário, contribui para a prevenção e tratamento das manchas nos dentes. Isso auxilia na remoção de resíduos de erva-mate que têm o potencial de manchar ou desgastar o esmalte dentário”, ressalta.

Aplique capilar pode causar ou aumentar queda dos fios, diz especialista

Além disso, ao compartilhar a bebida com familiares e amigos, Willian enfatiza sobre a importância de usar bombas ou canudos individuais, reduzindo o risco de transmissão de germes ou infecções. “É importante ressaltar que o chimarrão, quando apreciado com responsabilidade e atenção, não precisa ser prejudicial à saúde bucal. É possível participar dessa tradição cultural sem colocar em risco a saúde de seus dentes e gengivas. O segredo reside na moderação e na dedicação à higiene bucal”.

Da redação

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045