00:00
21° | Nublado

Body Neutrality: O que é, benefícios e como praticar

O Body Neutrality tem o intuito de ajudar as pessoas a enxergarem além dos seus corpos, trabalhando a autoestima. (Foto: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 24/12/2021

O Body Neutrality é um movimento internacional sobre a neutralidade corporal que surgiu em meados de 2015, como bem cita Sophie Deran em seu recente artigo*. O Body Neutrality tem o intuito de ajudar as pessoas a enxergarem além dos seus corpos, trabalhando a autoestima. Ou seja, a beleza vai muito além do seu corpo, pois a busca do corpo perfeito é um estigma irreal imposto na sociedade, especialmente no corpo das mulheres.

É comum ouvir pessoas se queixando sobre gorduras, estrias e celulites alheias (inclusive até as suas), pois usam como parâmetro corpos irreais divulgados nas mídias, nas novelas, nos perfis de celebridades. E isso acaba distorcendo e hipervalorizando sua auto imagem, tornando o corpo apenas como algo a ser visto, e não vivido.

A nossa autoestima e autoimagem são construídas socialmente, ou seja, em relação. O que for falado e/ou feito em relação ao corpo alheio afeta diretamente nas nossas emoções. Tanto pra bem quanto pra mal.

Então, é necessário lembrar da nossa responsabilidade em relação ao corpo do outro, dentro das nossas comunidades, nossas famílias, ambientes de trabalho, pois estar atento ao outro, de alguma forma, também é estar atento a si.

Dentro dessa perspectiva, o movimento Body Neutrality propõe que as pessoas aceitem o seu corpo do jeito que é, entendendo que é possível enxergá-lo de maneira saudável, abraçando suas formas, características, funcionamentos, ou seja, enxergá-lo de forma humana.  

Nos encontros por ocasião das festas de fim de ano é comum ocorrer comentários sobre as mudanças corporais: "você engordou", "você emagreceu" ou “você precisa emagrecer por saúde”. Provavelmente você já ouviu algo do tipo ou até mesmo dirigiu comentários como esses a alguém, não é verdade? Falar sobre a aparência corporal dos outros parece algo normal, mas é necessário perceber que são nesses momentos aonde reforçamos a ideia de que corpo é só imagem.

Acredite, esses comentários não ajudam em nada! Pelo contrário, só trazem desconforto. Faço um convite à reflexão neste final de ano com as seguintes questões: O que me interessa no corpo alheio? Por que estar “mais gordo” ou “mais magro” importa? Quais outras coisas te interessam sobre o corpo? E, caso esses comentários desconfortáveis sejam direcionados a você, comente que suas mudanças corporais não dizem respeito à conversa (caso não queria falar sobre).  

Vamos divulgar a mensagem do Body Neutrality (neutralidade corporal), que é uma campanha internacional que sugere uma menor preocupação com a imagem e maior foco nas experiências que o seu corpo pode lhe proporcionar.

Lembre-se: Coma e beba com moderação, sem radicalismos e sem grandes sacrifícios, mas respeitando seus limites e tratando bem do seu corpo. Cuide dele com carinho. Ele é o único que você tem!


*Para acessar o artigo da doutora Sophie Deran, clique AQUI.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!