00:00
21° | Nublado

Bikram “Hot” Yoga

(Foto: Divulgação)

Publicado em 25/04/2018

Longe de tentar abranger nestas breves linhas as profundas bases místicas e filosóficas, ou mesmo históricas, que deram origem ao YOGA, quero aqui compartilhar nossa experiência na prática física dessa magnífica disciplina.

Comumente as pessoas associam à prática do Yoga posturas complexas, de difícil execução, o que não corresponde à realidade. Obviamente o praticante pode atingir altos níveis de “performance” pela prática contínua e disciplinada, mas o Yoga é acessível a todas as pessoas, independente da idade e forma física, com benefícios tangíveis à saúde do corpo e da mente. Não à toa, é uma tradição milenar que sobrevive e ainda se desenvolve nos dias de hoje, pela aplicação de diferentes métodos e suas denominações.

Na BetterYou introduzimos o Bikram “Hot” Yoga, que pratico ao menos três vezes na semana, tendo me tornado um entusiasta do método, tendo em vista os evidentes ganhos na mobilidade e na saúde das articulações. Aos quarenta e seis anos, vividos na lida com vários tipos de esportes radicais e os seus desgastes e lesões subjacentes, encontrei no hot yoga meu elixir para continuar na ativa. Quero surfar até os oitenta e o Hot Yoga vai me ajudar a chegar lá, maleável, forte e livre de dores!

Em uma hora e meia são realizados dois exercícios respiratórios e vinte e seis posturas pré-definidas, parte em pé, parte no solo, em uma sala previamente aquecida, como num dia quente de verão. Aliás, boa parte dos méritos do Hot Yoga vem justamente do calor do ambiente, que atua no relaxamento dos músculos e eleva a amplitude dos movimentos articulares, melhorando a prática e favorecendo a execução das posturas.

Outro critério positivo do Bikram “Hot” Yoga é a repetição das posturas a cada aula, propiciando um aprofundamento em sua execução ao longo do tempo, evidenciando a progressão do aluno. As posturas foram escolhidas de forma que se complementem entre si, trabalhando o equilíbrio, a força e o alongamento do corpo, a modulação respiratória e a concentração no momento presente, chave para sucesso da prática e relaxamento da mente.  

Uma prática milenar tornada simples, mas ainda desafiadora, ao alcance de todos!

*Guilerme Amorim, Diretor da Academia BetterYou