00:00
21° | Nublado

ATENÇÃO AO AVC
Como reconhecer precocemente um acidente vascular cerebral e evitar danos maiores ao cérebro

Foto: Reprodução

Publicado em 18/09/2015

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma emergência médica e dispõe de tratamento se o paciente for encaminhado nas primeiras horas a um hospital preparado para este tipo de atendimento. O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas, avaliação neurológica rápida e realização de um exame de imagem (tomografia computadorizada ou ressonância magnética de crânio) são muito importantes. Cada minuto que passa conta para o sucesso ou fracasso do tratamento. Após a realização do exame de imagem, é possível definir se o paciente está apresentando um AVC isquêmico ou hemorrágico, que possuem tratamentos diferentes.

Um problema que impede o sucesso do tratamento é o desconhecimento das pessoas com relação aos sinais e sintomas de um AVC e também com relação ao hospital mais apropriado para encaminhar o paciente. É frequente ocorrer grande perda de tempo até os familiares decidirem levar o paciente ao hospital porque os sinais e sintomas podem começar sutilmente. É frequente também o paciente ser levado para um hospital que não está preparado para este tipo de atendimento. Por isso, é importante que a população tome conhecimento dos primeiros sinais e sintomas e quais hospitais são preparados para isso.

Na região metropolitana de Florianópolis existem hospitais privados, como o Baía Sul, e públicos, como o Celso Ramos e o Hospital Regional de São José, que possuem serviço de tomografia de emergência, sendo ideais para o encaminhamento do paciente.

O que é o AVC?

AVC é um termo que os médicos usam quando uma parte do cérebro morre por falta de sangue por um período longo. Ele pode ocorrer quando o suprimento de sangue para o cérebro é cortado devido a uma artéria ocluída por um coágulo (isquêmico) ou quando uma artéria no cérebro rompe e começa a sangrar (hemorrágico).

O AVC pode afetar a pessoa de diversas maneiras, dependendo de qual parte do cérebro e da extensão da área cerebral foi comprometida. Depende também da rapidez com que o tratamento é realizado. Algumas pessoas que sofrem um acidente vascular cerebral podem ter uma recuperação completa, sem seqüelas; outras podem perder para sempre importantes funções cerebrais. Algumas, por exemplo, podem perder a capacidade de articular as palavras, e outras podem ficar com paralisia de um lado do corpo. O AVC é uma das maiores causas de morte e de incapacidade física no Brasil.

Uma maneira fácil de gravar os sinais e sintomas de um AVC é lembrar-se de três letras “F”:

F de Face: a pessoa pode apresentar várias alterações na face como desvio da boca para um lado, paralisia de um lado, queda de uma pálpebra ou ficar sem expressão.

F de Força: a pessoa fica sem força em um braço ou perna do mesmo lado do corpo. Às vezes pode permanecer a força e haver apenas perda da sensibilidade.

F de Fala: a pessoa fica com dificuldade de articular as palavras, pode ficar com a fala arrastada, dificuldade de movimentar a língua ou desorientação mental.


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?