00:00
21° | Nublado

Alimentação saudável para toda a vida

Foto: Reprodução

Publicado em 17/02/2016

No último século, as doenças por deficiências de nutrientes essenciais têm diminuído drasticamente, muitas doenças infecciosas estão sendo controladas e a maioria da população pode prever uma vida mais longa e mais produtiva. Enquanto isso, estão aumentando as doenças crônicas, muitas das quais relacionadas a dietas não saudáveis e à inatividade física.

Atualmente, cerca de metade da população adulta dos Estados Unidos possui uma ou mais doenças crônicas preveníveis relacionadas à dieta, incluindo doença cardiovascular, hipertensão arterial sistêmica, disglicemia, dislipidemia, diabetes tipo 2, sobrepeso e obesidade. Contudo, há um elevado grau de evidência hoje, que padrões saudáveis de dieta e atividade física regular podem ajudar as pessoas a atingirem e manterem boas condições de saúde e reduzirem o risco de doenças crônicas em todos os estágios da vida. Baseando-se nisso, foram criadas as orientações de dieta para os americanos (2015-2020 Dietary Guidelines for Americans).

Algumas diretrizes:

- Siga um padrão de alimentação saudável ao longo da vida: todas as escolhas de alimentos e bebidas são importantes. Escolha um padrão alimentar saudável em um nível apropriado de calorias para ajudar a atingir e manter um peso corporal saudável, possibilitar a adequação de nutrientes e reduzir o risco de doenças crônicas.

- Foque em variedade, consistência dos nutrientes, e na quantidade: para atender às necessidades de nutrientes dentro dos limites de calorias, escolha uma variedade de alimentos ricos em nutrientes e dentro de todos os grupos de alimentos em quantidades recomendadas.

- Limite calorias de açúcares adicionados e gorduras saturadas e reduza a ingestão de sódio: Reduza alimentos e bebidas mais elevados nesses componentes para quantidades que se encaixam dentro de padrões alimentares saudáveis.

- Considere as preferências culturais e pessoais para tornar as mudanças mais fáceis de de serem realizadas e mantidas: escolha alimentos e bebidas ricos em nutrientes e dentro de todos os grupos alimentares em lugar de opções menos saudáveis.


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?