00:00
21° | Nublado

Adultos com paladar infantil

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 23/07/2021

Escolhi este tema, pois tenho observado na prática em consultório. Adultos que não gostam de comer comidas variadas e de comer frutas, verduras e legumes; e têm dificuldade em experimentar novos alimentos e sabores, também chamado de "neofobia alimentar". Esse tipo de comportamento caracteriza os chamados de “adultos de paladar infantil “ou “chatos para comer”.

A introdução alimentar ocorre na infância, que é a fase em que o bebê é estimulado a experimentar e comer os alimentos diversas vezes até aprender a apreciar e gostar. Às vezes, esse distúrbio começa na infância, pois faltou a formação de um repertório de alimentos mais amplo, que por inabilidade dos pais ou de outro responsável pela alimentação dos filhos, não foram incluídos no cardápio das crianças, os legumes, verduras e frutas.

Porém, mesmo o adulto pode mudar o cenário e se abrir para novos sabores e experimentar pratos novos.

O nosso organismo precisa e gosta de variedade de nutrientes, por isso é importante incluir alimentos de todos os grupos alimentares para melhorar a qualidade da alimentação.

Variar frutas, legumes, verduras, grãos, carnes e outros alimentos previne várias doenças e inclusive na manutenção do peso corporal.

Quem tem o paladar infantil, geralmente consome os alimentos mais ricos em açúcar e gorduras, que, em excesso, podem apresentar problemas como anemia, alterações cardio vasculares por conta dos triglicérides, e colesterol alto, entre outros problemas metabólicos.

Além disso, podem ocorrer problemas sociais quando a pessoa começa a evitar encontros sociais por conta da restrição alimentar, evitando convites para comer, confraternizar e socializar.

Dicas para a mudança:


- Experimente novos alimentos e repita várias vezes até que o organismo acostume com o novo paladar. Pesquisas mostram que as crianças necessitam provar pelo menos 7 a 10 vezes o mesmo alimento;

- Programe introduzir 1 alimento novo por semana;

- Não é necessário retirar da alimentação os alimentos preferidos;

-
Tenha paciência com você mesmo (a), pois mudar requer tempo, mas tem que tentar sempre;

- Experimente novos alimentos, adicionando-os aos pratos seus preferidos. Por exemplo: adicione cenoura ou brócolis no macarrão ou no arroz. Recheie o seu sanduiche com alface e tomate. Legumes assados podem ser temperados com ervas e azeite e ser servidos juntos com a carne;

- Incremente os sucos com os vegetais;

- Procure mais contato com os alimentos indo à feira e ao supermercado;

- Aprenda a cozinhar para aprender novos temperos, sabores e aguçar os sentidos;

- Procure ajuda: muitas vezes o auxílio de um Nutricionista ajuda na reeducação alimentar, mas, em casos extremos, devido a experiencias negativas ou traumas, o auxílio do psicólogo é oportuno.

Afinal, existe uma variedade de alimentos frescos e naturais que não vale a pena passar a vida sem experimentá-los, não é mesmo?

E-mail para contato: mcmnutri@gmail.com