00:00
21° | Nublado

Açúcares: os tipos e as diferenças de cada um

Foto: Reprodução

Publicado em 12/02/2021

Segundo a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), o açúcar é definido como sacarose extraída da cana de açúcar ou da beterraba por processos industriais adequados. São classificados em refinado, cristal, demerara, mascavo, açucar light e de coco. E cada tipo tem cor, sabor e composição nutricional diferenciadas. Em relação a cor, quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e minerais possui e está mais perto do estado bruto. 

Açúcar branco - A cor branca refere que este açúcar recebeu aditivos químicos no ultimo processo de industrialização que é o refinamento. É adicionado o enxofre e perdeu vitaminas e minerais nesse processo de refinamento.

Açúcar cristal - Possui cristais grandes e transparentes, passa por processo de refinamento  e há uma perda de 90% das vitaminas e minerais.

Açúcar demerara - Seus grãos são marrom claros, parecidos com o açúcar mascavo, e seu valor nutricional é alto. Passa pelo processo de refinamento leve e não recebe aditivos químicos. A melhor escolha para esse açúcar é o de origem orgânica, por manter todos os nutrientes e não conter adição de defensivos agrícolas.

Açúcar mascavo - Tem a coloração mais escura e o sabor mais encorpado. É extraído após o cozimento da cana de açúcar, que é a forma mais bruta de extração do açúcar. Por não passar pelo processo de refinamento, preserva as vitaminas e minerais como o cálcio, zinco, potássio e magnésio.

Açúcar de coco - É extraído do fluido das fores da palma de coco, é um substituto do açúcar de cana. Como não passa pelo processo de refinamento e adulteração, não contem conservantes. Tem alto teor de potássio, magnésio, zinco e ferro, além ser fonte de vitaminas B1,B2,B3 e B6 e com baixo teor glicêmico, ou seja, absorvido mais lentamente.

Açúcar light - Também conhecido como açúcar fit ou açúcar magro, é uma mistura do açúcar refinado e de adoçantes artificiais como a sucralose, ciclamato de sódio, sacarina sódica. Sendo assim, tem menor valor calórico do que o açúcar comum, e menor teor de sacarose. Como não possui nutrientes, não é considerável saudável. Deve ser consumido por diabéticos, mas somente com orientação de medico ou nutricionista através de análise de sintomas e de exames laboratoriais, incluído numa alimentação equilibrada e saudável.

Alerta: o açúcar deve ser usado com moderação, pois possui alto valor calórico, tendo de 5 a 10 vezes mais calorias do que a maioria das frutas. Pode ser utilizado com moderação em preparações culinárias à base de alimentos in natura e minimamente processados sem torná-las nutricionalmente desbalanceadas.

Diabéticos devem evitar os açúcares refinados de rápida absorção e necessitam de orientações do médico e/ou nutricionista.

Fonte: https://www.cfn.org.br/index.php/biblioteca/desmistificando-duvidas-sobre-alimentacao-e-nutricao/

CONSULTE UM NUTRICIONISTA PARA UMA ALIMENTAÇÃOA SAUDÁVEL!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!