00:00
21° | Nublado

A reinvenção de Ceres Azevedo
Sensação do Instagram, ela conta como foi a transição da culinária para o universo lifestyle

Moda, beleza e gastronomia para mulheres com 50 anos ou mais estão entre os assuntos pautados por Ceres em seu perfil do Instagram (Crédito: Arquivo pessoal)

Publicado em 18/02/2020

Não faz muito tempo, o nome da chef e blogueira Ceres Azevedo era mais associado à gastronomia. Com o avanço das redes sociais, ela foi reduzindo o ritmo nas panelas e amadurecendo como produtora de conteúdo na plataforma digital, colocando novos temas na roda, até conquistar o patamar atual: já tem quase 25 mil seguidores no Instagram, outros milhares no Facebook, e é considerada por muitos uma das "grifes" mais importantes da constelação local de digital influencers - ou influenciadoras digitais. 

Imagem da Ilha - Quem é a Ceres 2020?

Ceres Azevedo - A Ceres 2020 é uma mulher que soube se reinventar e que hoje pode dizer que está se realizando com seus novos projetos e conquistando um espaço nas redes sociais com muito conforto e a segurança de que está dando e buscando fazer o seu melhor a cada dia. Sinto-me muito feliz em saber que inspiro mulheres com as minhas experiências e isto me dá energia para estudar e aprimorar meus conhecimentos no mundo digital e também a conhecer mais sobre tudo o que me diz respeito. Desta maneira, posso passar com mais propriedade o conteúdo aos meus seguidores.

Você imaginava virar influenciadora? 

Quando eu percebi que minhas postagens estavam fazendo os seguidores interagirem comigo, acendeu uma luz e eu comecei a imaginar que este seria um caminho a seguir!  A partir daí, arregacei as mangas e fui à luta em busca de conhecimento para me tornar uma influenciadora digital. Conheci a Chris Castro, influenciadora digital de São Paulo, e fiz uma mentoria com ela. A partir desta mentoria “Influenciadora Radiante”, comecei a estudar e a aprender como me posicionar neste mundo virtual e a me profissionalizar. E não parei por aí. Fiz uma mentoria de Instagram com a Flávia Carvalho, e outra de coach-palestrante com a Márcia Luz. Isso tudo começou no final de 2018, e sigo buscando todos os dias dicas em cursos on-line e livros, porque a dinâmica do mundo hoje é muito rápida e se você quiser ficar no mercado tem que ter conhecimento e conteúdo.

Três dicas para atrair seguidores no Instagram.

Hoje o Instagram é um aplicativo que foi além das fotos, e quem quiser se destacar e crescer precisa: 1- definir seu nicho (com quem quer falar); 2- saber o que estas pessoas querem escutar (conteúdo); 3- ser você mesma na hora de falar com seus seguidores e levar a eles conteúdo relevante.

O público que te segue é formado, em boa parte, por pessoas com 50 anos ou mais. Teu atual trabalho, aliás, é dirigido para 50+. O que eles querem ver e ouvir? O que procuram nas redes sociais?

Sabe, o mais incrível é que eu tenho muitas seguidoras de 30 e 40 anos que adoram meus posts e interagem comigo. Imagino que seja porque querem chegar aos 50 assim bem radiantes (risos)! Estas mulheres querem saber sobre o meu lifestyle (estilo de vida), como eu cuido da minha pele, como é a minha alimentação, restaurantes que eu vou, lugares e coisas que eu gosto de fazer e curtir. Adoram as dicas sobre a minha rotina, moda, beleza e também se inspiram nos meus looks. 

A expressão "plena" tem sido muito usada ultimamente na Internet. Qual o caminho para chegar a esta sonhada plenitude? 

Hoje eu posso dizer que me sinto plena. Acho que esta plenitude não é pra sempre e nem constante, porque a vida de todo mundo é real e têm altos e baixos. Mas o caminho para estar plena é buscar aquilo que você gosta de fazer, coisas que te dão prazer, te realizam como pessoa e ser grata pelas bênçãos que recebe a cada dia. 

Teu trabalho explodiu na web. Agora, você está estreando uma nova coluna dirigida à edição impressa. Jornais de papel e telas de smartphone podem conviver e se complementar?

Sim, estou bem feliz com o convite do Imagem da Ilha para começar esta coluna mensal sobre lifestyle. Depois de 20 anos conversando com este público somente sobre gastronomia, agora mudo de lado e passo a conversar sobre coisas que gosto e que fazem parte do meu dia a dia. E, sim, o papel e o virtual podem se complementar e caminhar em harmonia.

Então, #ficaadica! Me acompanhem por aqui, no Imagem da Ilha, e lá no Instagram @blogceresazevedo!

O que dizem as seguidoras:

“Ceres nos ensina soluções inteligentes para desafios cotidianos, além de dicas práticas e criativas. Adoro a maneira como ela se expressa e aborda os diferentes assuntos com leveza e experiência. Uma mulher admirável que nos ensina o valor da autoestima.  O sucesso do seu trabalho é merecido e resultado do equilíbrio entre as atitudes e o comprometimento amoroso em tudo o que faz.”

Larissa Linhares, jornalista e empresária

“A Ceres é uma pessoa maravilhosa, com um super talento na culinária e agora me surpreendeu como digital influencer. Super índico!”

Marisa Lebarbenchon, designer de interiores

“Conheci a Ceres no ano passado e passei a acompanhá-la nas redes sociais. Desde então estou sempre de olho em seus posts e stories no Instagram e adoro tudo! Ela é uma pessoa muito querida e cativante, e fala de vários assuntos que me interessam, como moda e beleza, por exemplo. Por  isso, acho muito gostoso e agradável estar sempre por dentro do que ela mostra.”

Maria Fernanda Branco, empresária

“A Ceres sempre inova, desde a culinária até agora, em sua nova fase de vida. Parabéns! Uma mulher de sucesso sempre!”

Patricia Daux, empresária

“Mulher empoderada e de atitude. Ceres Azevedo mostra a todos como a vida é bela e de fases, e que podemos - e devemos - nos renovar e nos reinventar a cada fase de nossas vidas. Mulher linda, brilhante, ela  irradia alegria no olhar quando está trabalhando e realizando novos projetos. Sucesso mais que garantido! Sigo, admiro e já sou cliente!”

Juliana Elza Ballstaedt, fonoaudióloga


Entrevista realizada por Urbano Salles