00:00
21° | Nublado

A importância dos bons hábitos alimentares em casa

Foto: Reprodução

Publicado em 12/03/2021

Hoje vamos falar sobre Práticas Parentais. São práticas de comportamento usadas pelos pais que acabam influenciando a alimentação dos filhos tanto de forma positiva ou negativa. Pode ser em relação a vários aspectos, e um deles é a alimentação. Este assunto foi o meu tema no trabalho de conclusão de pós-graduação em Comportamento Alimentar.

Nesse estudo, os pais ou cuidadores das crianças são um dos grandes responsáveis pelo comportamento alimentar, tendo o poder de influenciar os seus hábitos. A ponto de estes, em muitos casos, persistirem até a fase adulta.

O ambiente familiar, neste contexto, pode incentivar à prevenção de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão, dentre outras, assim como a muitos problemas de comportamento. Porém, este mesmo ambiente pode contribuir para o consumo de alimentos ricos em gorduras ou de açúcar; ao sedentarismo, como o hábito de assistir à TV ou jogar jogos eletrônicos em demasia e sem a devida orientação.

Eu, enquanto nutricionista e mãe, dentro desse estudo que realizei, percebi que é possível traçar algumas estratégias nesse ambiente familiar, que ajudem a produzir hábitos saudáveis, assim como fortalecer o vínculo entre as pessoas desse ambiente de convívio.

Uma delas é estimular mais o hábito de preparar as refeições e a sentar juntos à mesa. Hoje, com a vida corrida, e os horários de trabalho e estudos cada vez mais diversos e difíceis de serem organizados, as refeições acontecem muitas vezes fora do lar, e de forma fragmentada, e o sentar junto à mesa fica cada vez mais raro.

Por conta disso, procure que, ao menos no café da manhã ou no jantar, a família pratique este habito da refeição em união. Se não for possível diariamente, que seja possível em alguns dias específicos da semana. Experimente criar o dia do “Almoço de Quinta em Família” ou o “Jantar de Sexta”. Isso pode ajudar na organização da família para que, em algum momento da semana,  todos possam se encontrar e realizar uma refeição juntos. Os benefícios são inúmeros: diminuição de problemas alimentares, melhora no desempenho escolar, sucesso na vida, melhor nutrição, dentre outros... Agora na pandemia, para algumas famílias até ficou mais fácil.

Sempre incentivo meus pacientes a realizarem essas práticas, principalmente quando tem crianças envolvidas, pois, o compartilhamento da mesma refeição, ajuda não só a adquirir um hábito alimentar saudável, como estimula a boa convivência e fortalece a união da família.

Os pais ou cuidadores precisam praticar a alimentação e os hábitos saudáveis, pois as chances de seus filhos e entes próximos reproduzirem este aprendizado em seus diversos ambientes de convivência, serão grandes.

Os pais grávidos podem ficar atentos a essa prática, principalmente nesta fase pré natal, adaptando alguns hábitos na alimentação para receber essa criança que está sendo muito aguardada pela família.

Quer melhorar a alimentação da sua família? Procure um Nutricionista!

VIVA COM SAÚDE!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!