00:00
21° | Nublado

A hora da mudança
Ser mais saudável depende da mudança de atitude de cada um

É essencial que toda a família se envolva no processo de reeducação alimentar (Crédito de foto: Reprodução)

Publicado em 25/03/2020

Todo ano é a mesma coisa, ou seja, as promessas de: “neste ano vou fazer mais exercícios, vou fazer uma dieta para secar a gordura, vou fazer blá bla blá”... e chega no final de cada ano pouca coisa mudou. Na maioria das vezes há um aumento de peso indesejado por conta das promessas não efetivadas. Se você acha que fechar a boca e fazer exercícios é a receita para emagrecer, mude seu pensamento. Diversos estudos científicos revelam que dietas restritivas não funcionam, pois além de comprometer a sua saúde faz você ganhar mais peso no passar dos anos. A vontade de se tornar mais saudável deve partir de cada indivíduo.

E é nos lares que esta atenção deve ter prioridade. A iniciativa deve partir de um dos membros da família e assim ser transmitida aos demais. A importância de uma reeducação alimentar, com a introdução gradual de alimentos saudáveis, o equilíbrio dos componentes nutricionais em cada refeição e a redução de lanches industrializados pode ser estimulada o mais cedo possível.

Receitas fáceis, realizadas com a ajuda das crianças, servem de estímulo para todos. O estilo de vida da família pode ser modificado não só em termos de alimentação, mas também em relação às atividades física e cultural, num misto de fatores energéticos para o corpo e a mente. E este processo é gradual, consciente e contínuo visando a mudança do comportamento, pois somente mudando as atitudes que conseguimos o objetivo final, ou seja, de bem estar consigo mesmo, com o outro e no ambiente que vivemos.  

Assim tomamos coragem de iniciar o processo que certamente nos levará à uma vida mais plena, com mais saúde, com mais disposição e energia para trabalhar, estudar e viver o dia a dia.

Atualmente nas redes sociais há informações não verdadeiras, ou seja, sem respaldo científico (fake news) que muitas vezes podem colocar a saúde em risco. Atenção: cada organismo é único; o que serve para o outro muitas vezes pode não servir para mim. Sua saúde vale muito! Consulte com profissionais qualificados e registro no respectivo conselho profissional.