00:00
21° | Nublado

4 lesões que podem ser causadas pelo uso de chinelos
Uso constante de chinelos pode causar diversos problemas musculoesquelético

Um dos problemas dos chinelos e rasteirinhas é que esses calçados não oferecem suporte para o arco plantar, aquela curvinha que temos na sola dos pés (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 24/02/2023

O uso de chinelos em todas as ocasiões é um hábito comum no Brasil. Não é à toa que os chinelos mais cobiçados pelos estrangeiros são de uma marca brasileira. Contudo, o uso de chinelos sem moderação pode causar diversos problemas musculoesqueléticos.

Além dos chinelos, o uso de tamancos e rasteirinhas também aumentam o risco de lesões. Durante o verão e as férias, o hábito de usar os chinelos é intensificado. Porém, é preciso ficar atento para prevenir acidentes.
 
Com a ajuda da fisioterapeuta Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Pilates, especialista em Dores Crônicas e Saúde Postural, elencamos os quatros principais problemas que podem ocorrer quando você abusa do uso de chinelos, rasteirinhas e tamancos.
 
1- Fascite Plantar

Um dos problemas dos chinelos e rasteirinhas é que esses calçados não oferecem suporte para o arco plantar, aquela curvinha que temos na sola dos pés. Esses calçados deixam os pés planos, o que não é ideal. Além disso, a pisada de quem caminha com sapatos sem solado impacta em uma pressão mais intensa no tecido plantar, que conecta os dedos dos pés ao calcanhar. Isso aumenta o risco de desenvolver a fascite plantar.
 
2- Tendinite 

Em muitos casos, durante a caminha com chinelos ou sapatos similares, é preciso fazer um esforço para não “perder o calçado”. Esse esforço, normalmente, é feito com curvatura dos dedos dos pés.
 
Quando esse movimento é feito por muito tempo, se torna um esforço repetitivo que pode causar um tendinite nos dedos dos pés, calcanhar, tornozelo e pernas. Além disso, dependendo do quanto a pessoa caminhou com esse calçado e em qual tipo de terreno ela pisou, podem surgir dores na coluna lombar e nos quadris.


7 sinais de alerta que podem indicar Alzheimer

 
3- Entorses

Nada mais comum do que torcer o pé. Há vários fatores de risco para entorses, sendo um deles o uso de sapatos inadequados como chinelos e rasteiras. O problema é que esses calçados deixam a pisada instável e dificultam a recuperação do equilíbrio caso a pessoa tropece ou se desequilibre.
 
4- Fraturas

Quando usamos chinelos, precisamos dobrar mais os joelhos e os tornozelos. Isso causa uma distorção da caminhada que resulta num risco maior de tropeçar e cair. Esses acidentes podem causar fraturas e luxações. Outro risco é bater o pé em objetos, o que também pode causar uma fratura, por exemplo.
 
Uso consciente
 
Como não é possível abandonar os chinelos mais queridos dos brasileiros, é importante adotar alguns cuidados. 
 
Veja algumas dicas:

- Reserve os chinelos para a piscina, a praia e caminhadas curtas em superfícies planas, como tomar um sorvete no calçadão da praia;

- Dentro de casa, prefira os chinelos ortopédicos que possuem sistema de amortecimento;

- Invista nos modelos de sandálias flatform. Esse tipo de solado tem uma altura boa e oferece mais estabilidade para os pés durante a caminhada;

- Não use chinelos ou qualquer sapato que não fique preso nos pés para conduzir automóveis, motos ou andar de bicicleta;

- Trilhas, corridas na praia, caminhadas e outros esportes típicos das férias devem ser feitos com tênis ou calçados fechados. Isso vai oferecer mais estabilidade para a pisada. Claro que também protege os pés de animais como cobras, aranhas etc.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br